MSC Cruzeiros lança revolucionário programa de inovação digital
MSC Cruzeiros, maior empresa privada do mundo no setor de cruzeiros, anunciou, durante a maior feira de viagens do mundo – ITB Berlim, seu programa de inovação digital que abrangerá toda a frota, o MSC for Me. A iniciativa da companhia, reflexo de um trabalho de mais de três anos em parceria com mais de onze dos maiores especialistas mundiais em tecnologia digital e experts em ciência tecnológica e comportamental, incluindo a Deloitte Digital, a Hewlett Packard Enterprise e a Samsung1, colocará o hóspede no centro de cada etapa da concepção, do projeto e da construção dos navios. A previsão da armadora é implantar o programa nos próximos 11 meganavios de última geração que fazem parte do plano de investimento de nove bilhões de euros, bem como nos seus 12 navios atuais. O projeto apresentará alguns dos mais recentes avanços tecnológicos, com total foco nos cruzeiristas e em suas expectativas para os próximos anos. O MSC Meraviglia, que será inaugurado em junho deste ano, será o primeiro a receber o MSC for Me, incluindo 16 mil pontos de conectividade, 700 pontos de acesso digital, 358 telas informativas e interativas e 2.244 cabines com tecnologia de acesso RFID/NFC. Em novembro, o programa também será implantado no MSC Seaside. A equipe de inovação da MSC Cruzeiros, alinhada com a visão e liderança do presidente Executivo da armadora, Pierfrancesco Vago, supervisionou o desenvolvimento integrado do projeto, bem como a construção desses navios. Serão três novas gerações2, construídas com base em três protótipos que fazem parte do plano de investimento com duração de 10 anos. Desta forma, a companhia garantirá a mais avançada tecnologia em todas as etapas do processo de desenvolvimento de cada protótipo, desde a sua concepção e construção, até o momento em que a embarcação entrará em operação. “Desde o início, a inovação tem sido parte fundamental de tudo o que a MSC Cruzeirosrealiza. Toda vez que lançamos no mercado uma nova classe de navios, desenvolvemos um protótipo novo para que possamos sempre superar todas as expectativas de nossos hóspedes da melhor forma possível. Este tipo de abordagem diferenciada resultou em um crescimento de mais de 800% nos primeiros 10 anos da nossa entrada no segmento de cruzeiros”, comentou Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC Cruzeiros. “A extensão e a escala do nosso plano de investimento são pioneiras no segmento, o que significa que estamos projetando navios e experiências únicas não apenas para nossos cruzeiristas nos próximos anos, mas para todos aqueles que receberemos a bordo até 2030 e além. A tecnologia a serviço da experiência dos hóspedes está avançando a passos largos, razão pela qual já investimos 20 milhões de euros somente nos dois primeiros navios, de modo que pudéssemos desenvolver tecnologias e infraestrutura capazes de suprir todas as necessidades e expectativas dos nossos clientes nos próximos anos.”, concluiu Vago. Este programa, totalmente focado no cruzeirista, tem o objetivo de o conectar à experiência de férias por meio de tecnologia de ponta. “Esta jornada começou há três anos e, hoje, nossos hóspedes estão prestes a vivenciar uma nova e inusitada experiência em cruzeiros. Juntamente com mais de onze dos maiores especialistas mundiais em tecnologia digital, ciência tecnológica e comportamental, como a Deloitte Digital, a Hewlett Packard Enterprise e Samsung, estamos embarcando algumas de suas mais recentes e avançadas soluções e tecnologias. A maioria destes recursos estará a bordo dos nossos transatlânticos de forma inédita na indústria. Como cidades inteligentes e conectadas, somando-se à complexidade de estar em alto-mar, nossa frota reforçará o compromisso que temos com a inovação, tanto no presente quanto no futuro, fazendo das nossas embarcações os melhores destinos de férias.”, acrescentou Luca Pronzati, Chefe de Inovação da MSC Cruzeiros. A demanda dos viajantes por mais conectividade e experiências digitais aprimoradas As necessidades dos cruzeiristas incentivaram a companhia a investir no programa MSC for Me, especificamente estruturado para ser a experiência de cruzeiro do futuro. Pesquisas realizadas em parceria com a Deloitte Digital identificaram alguns fatores determinantes:
- A tecnologia permitirá à tripulação prestar aos hóspedes um serviço ainda melhor e, principalmente, valorizar o contato humano.
- Ter 170 nacionalidades navegando com a companhia representa um complexo desafio no que se refere à comunicação eficiente com os hóspedes. Por este motivo, é necessário fornecer informações relevantes com base no perfil de cada cruzeirista e, por isso, os canais digitais são fundamentais para facilitar a divulgação efetiva de tais informações.
- Simplificar e otimizar o planejamento antes e durante o cruzeiro para que os hóspedes compreendam todos os serviços e produtos disponíveis e, assim, disponham de mais tempo para aproveitar as férias.
- Enriquecer a experiência da vida a bordo, por meio da integração dos diversos momentos do planejamento da viagem, até sua realização, de modo que cada etapa seja ainda mais completa.