23o SPT – Oktoberfest Paraná será realizada em cinco cidades além de Curitiba

O lançamento oficial da segunda Oktoberfest paranaense acontece neste sábado (18) no Salão Paranaense de Turismo. A principal novidade anunciada pela coordenação do evento é a expansão para cinco outras cidades do estado. A festa vai acontecer em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. A coordenadora e idealizadora do evento, Susan Renée Klein, afirma que sair de Curitiba é um desafio. “É mais fácil fazer uma festa quando já se conhece um povo e sua cultura, mas nesse momento nós estamos batendo na porta e pedindo para entrar, então nós esperamos que essas cidades nos recebam de braços abertos”, comenta. O evento, que acontece em setembro, ganha mais um dia para esta edição. Ao todo, serão quatro dias de festa.

Durante o dia

A Oktobertfest Paraná deve seguir o mesmo modelo do ano anterior, começando ao meio dia e terminando às 22 hs. Essa é a principal diferença da festa para o evento tradicional que acontece em Blumenau. Outra peculiaridade do evento paranaense é a oferta de chopps artesanais. “O público curitibano aprecia cervejas artesanais”, explica Susan Klein. Como no ano passado, metade dos chopps vendidos será artesanal e a outra metade será comercial. Nas demais cidades, a proporção é de 70% para as cervejas comerciais e 30% para as artesanais.

Cultura e gastronomia

As opções gastronômicas devem permanecer as mesmas, mas a organização vai reforçar a estrutura das cozinhas para evitar o problema de falta de alguns pratos, como ocorreu no ano anterior. A divisão musical também segue a mesma, com 80% do tempo ocupado por marchinhas alemãs e 20% por outros estilos. Neste ano, uma pesquisa está sendo feita para entender qual é a preferência musical do público. Bandas locais serão chamadas para um show por noite em todas as cidades que receberão o evento. “Nós estamos nos surpreendendo com os gostos do público”, comenta a idealizadora. “Pensávamos que todos votariam nos mesmos estilos, mas isso não está acontecendo”. As bandas contratadas para este ano ainda não foram divulgadas.

[caption id="attachment_160561" align="aligncenter" width="317"] Susan Klein, organizadora da Oktoberfest Curitiba no SPT[/caption]

Os desfiles folclóricos não devem se ater apenas à cultura alemã. “Blumenau é a cidade mais alemã do Brasil, mas Curitiba tem muitas etnias, então os desfiles vão trazer as diferentes culturas da nossa cidade”, explica Susan Klein.

A coordenadora afirma ser uma alegria poder repetir o evento na capital e em outras cidades. Para ela, a adesão do público foi o que mais impressionou. “Nós até esperávamos aquele número de pessoas, mas o que surpreendeu foi ver todas as pessoas entrando no clima, dançando e cantando as marchinhas alemãs, isso me emocionou”, declara.

A segunda edição da Oktoberfest Paraná será realizada dos dias 7 a 10 de setembro, no Expo Renault Barigui, em Curitiba. Para as outras cidades, as datas variam.

]]>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *