Criatividade, cultura e turismo são as novas facetas do Porto Maravilha no Rio

Texto e fotos by Tammy Freitas.

Sentir uma onda de calor é o primeiro sinal de que você colocou os pés no Rio de Janeiro, depois você com certeza vai escutar um “Bom Dia” e bater papo com um completo estranho que sentou ao seu lado no transporte coletivo, ou vai receber uma atualização completa sobre o tempo e o trânsito com o motorista do Uber.

A metrópole brasileira com jeitinho de cidade pequena desenvolveu nos últimos anos uma região até então era marginalizada pela sociedade carioca e nunca era cogitada pelos turistas, o entorno do porto do Rio de Janeiro e Centro da cidade.

Rio de Janeiro, passeio de tuktuk.

Há alguns anos, chegar ao terminal rodoviário do Rio de Janeiro era extremamente confuso e um tanto amedrontador. Uma das principais portas de entrada da cidade maravilhosa não chegava nem perto de fazer jus ao apelido da cidade, no entanto, o que antes beirava o caos, atualmente exala modernidade e demonstra que o Rio de Janeiro passou por significativas transformações no período pós Copa do Mundo e Olimpíadas.

A famigerada perimetral foi tombada e deu lugar a um belíssimo boulevard, arborizado, com prédios modernos, atrativos turísticos, acessível e inovador. A região chamada de Porto Maravilha engloba os bairros Santo Cristo, Gamboa, Saúde, Centro, Caju, Cidade Nova e São Cristóvão, totalizando cerca de 5 milhões de metros quadrados.

Atualmente, é possível passar um final de semana inteiro no Rio de Janeiro fazendo turismo apenas na região do Porto Maravilha. O turista que chega de ônibus no terminal rodoviário, no aeroporto Santos Dumont ou mesmo no internacional Antonio Carlos Jobim, pode se hospedar com total conforto, praticidade e bom preço no hotel Intercity Porto Maravilha.

Rio de Janeiro, apartamento do Intercity Porto Maravilha.

O hotel inaugurado a cerca de 5 meses oferece estadia completa com direito a piscina no rooftop, um andar inteiro com academia moderna e espaço para corrida, restaurante, espaços para reuniões e convenções além de espaçosos e confortáveis apartamentos.

Chegando numa sexta-feira, a partir do hotel você pode visitar a pé, ou com o moderno VLT (Veículo Leve sobre os Trilhos) o Aqua Rio,  considerado o maior aquário marinho da América do Sul. Outa novidade do hotel, é uma parceria com a empresa Tukers Rio, onde você pode explorar a região do Porto Maravilha e Centro do Rio em um tuk tuk, como os de Lisboa. Uma sensação e tanto!

Para os festeiros, tem muitas opções de festas e baladas tanto nos armazéns do porto quanto em espaços culturais na região que se tornou o novo point dos cariocas e turistas descolados. O próprio Intercity Porto Maravilha oferece festas no rooftop do hotel nos finais de semana, inteiramente gratuitos para hóspedes!

Rio de Janeiro, vista do rooftop do InterciTY Porto Maravilha.

No sábado, a boa é fazer um passeio pelos museus do Amanhã e MAR, com direito a uma parada no terraço do MAR para tirar uma foto clássica da renovada Praça Mauá com o charmoso museu do Amanhã e baía de Guanabara ao fundo. Aquele cartão postal que já conquistou o coração dos cariocas e turistas tanto quando o Pão de Açúcar e Cristo Redentor.

A região possui várias opções de food truck para a hora da fome, além do próprio restaurante Mauá, que fica no terraço do MAR e oferece pratos tipicamente brasileiros com preços acessíveis.

Após o almoço, o turista pode esticar o passeio pela Orla Conde, que tem inicio na Praça Mauá e passa pela Praça XV, onde é possível passar pelos bares da Rua do Mercado e Rua do Ouvidor, tradicionais pontos da bohemia carioca. Sempre tem algum local com música ao vivo, barracas de artesanato e cerveja gelada. Dependendo da época do ano, é possível encontrar shows gratuitos e blocos de carnavais ensaiando por ali.

Para os que ainda querem continuar se divertindo ao cair da noite, vale a pena dar uma esticada para a região da Lapa, onde você vai encontrar uma “biodiversidade” de gente, estilos musicais, gastronomia e muito mais.

A dica para quem quer conhecer o genuíno samba carioca, é ir ao Baródromo que fica localizado na tradicional Rua do Lavradio. Um dos únicos bares temáticos da cidade, por lá você vai encontrar várias peças de decoração que passaram pelos desfiles das escolas de samba no carnaval carioca, tradicional feijoada, artesanatos e muita roda de samba!

No domingo você pode aproveitar a piscina do hotel com uma vista 360° do Porto Maravilha e depois quem sabe dar uma volta pelo Boulevard Olímpico e conhecer o mural das Etnias, do artista brasileiro Kobra? Com 15 metros de altura e 170 metros de comprimento, a pintura entrou para o livro dos recordes em 2016 como o maior grafite do mundo.

Para os turistas que já conhecem o Rio de Janeiro, podem voltar sem medo para conhecer este outro lado da cidade e para os que não conhecem ainda, a dica é adicionar mais uns dias na sua viagem para fazer um roteiro completo pela cidade Maravilhosa que inclua a encantadora região do Porto Maravilha.

Onde Ficar:

Intercity Porto Maravilha

Endereço: R. Cordeiro da Graça, 598 – Santo Cristo, Rio de Janeiro – RJ, 20220-400

Telefone: (21) 3506-5502

www.intercityhoteis.com.br

O que visitar:

AquaRio

Endereço: Praça Muhammad Ali s/n – Gambôa, Rio de Janeiro, 20220-360

Telefone: (21) 3613-0700

Museu do Amanhã

Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20081-240

MAR

Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20081-240

Telefone: (21) 3031-2741

Onde Comer:

Mauá

Endereço: Museu de Arte do Rio – Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20081-240

Telefone: (21) 3031-2819

Baródromo

Endereço: R. do Lavradio, 163 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20230-070

Telefone: (21) 2504-5754