Vale dos Vinhedos entra na vindima 2019

Em tempos em que os grandes vinhos da safra 2018 são amplamente elogiados, o Vale dos Vinhedos entra em mais uma Vindima, época de colheita da uva. No embalo das grandes recompensas proporcionadas pelo resultado da Vindima anterior, que entrou para a história devido a qualidade, 2019 nos enche de expectativas.

A Abertura oficial da Vindima no Vale dos Vinhedos acontecerá em 25 de janeiro, junto ao Hotel Villa Michelon e é dedicada a convidados e autoridades. Neste dia a nova corte de Soberanas do Vale dos Vinhedos realizará a colheita e pisa das uvas junto aos convidados, comunidade, ao presidente da Aprovale, Márcio Brandelli e a anfitriã do evento, Elaine Michelon, abrindo oficialmente os festejos de colheita por aqui. Mas a programação oficial da Vindima Vale dos Vinhedos 2019 já está em andamento.

Programação especial para curtir a Vindima

Enquanto agricultores, comunidade, enólogos e suas equipes trabalham incansavelmente para garantir a qualidade das uvas colhidas e consequentemente dos vinhos que futuramente serão elaborados, dividimos as emoções e festejos desta época com visitantes provenientes das mais diversas localidades. O objetivo? Curtir as atrações variadas ofertadas pelos empreendimentos localizados no Vale dos Vinhedos e viver uma imersão no mundo do vinho.

Vinícolas, hotéis e agências de receptivos oferecem experiências que buscam resgatar as tradições de colheita e pisa das uvas, a atividade mais buscada pelos visitantes nesta época. Nas atividades, colher as uvas, participar da pisa rememorando as tradições antigas e participar de filós ou jantares harmonizados são o grande atrativo.

Esta época também é muito convidativa quanto às atividades ao ar livre: piqueniques são atividades muito procuradas, afinal em poucos lugares no mundo é possível fazer uma refeição em meio a videiras carregadas de uva como no Vale dos Vinhedos.

E para quem busca conhecimento, os cursos e harmonizações são ótimas opções. Durante a Vindima o diferencial é que o visitante poder ver a colheita, parte importante do processo de elaboração dos vinhos, que não pode ser acompanhado em outras épocas do ano.

As programações especiais de Vindima já estão em andamento e seguem até o dia 18 de março. Podem ser acessadas no site www.valedosvinhedos.wordpress.com/vindima2019

Expectativas para a safra 2019

Segundo o enólogo, diretor técnico da Aprovale e presidente do Conselho Regulador da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos, Daniel de Paris, as expectativas para a safra 2019 são muito boas. “Ainda é cedo para termos certeza sobre o resultado da safra, mas a expectativa é de grandes resultados, como em 2018. A chardonnay que será utilizada para base de espumantes já está sendo colhida e está com excelente qualidade. As variedades tintas serão colhidas com cerca de vinte dias de atraso, devido a 2018 ter tido mais dias frios do que anos anteriores. Mas este atraso não prejudica a safra, muito pelo contrário, pode ser um fator contribuinte na qualidade das uvas, pois passaremos do período de chuvas. No geral, a tendência é termos uma excelente safra em 2019.”

Em termos de turismo, o Vale dos Vinhedos espera receber durante a Vindima aproximadamente 80 mil visitantes. Os estados do RS, SP, RJ, SC, PR e MG são os grandes emissores de turistas. Nesta época do ano percebe-se também o aumento do movimento de moradores de cidades litorâneas, que saem das praias em busca da tranquilidade oferecida pela Serra Gaúcha neste período.