São Francisco do Sul recebe cruzeiro hoje

A reinserção de São Francisco do Sul na rota de navios de passageiros é uma das metas da diversificação do turismo na cidade. O investimento em ações e infraestrutura para dinamizar o turismo náutico já tem dado resultado. No próximo dia 25, chega o primeiro navio de luxo de passageiros a São Francisco do Sul. O Seven Seas Explorer, com capacidade para 750 passageiros e 542 tripulantes, aportará em águas francisquenses.

A cidade histórica receberá o navio de passageiros com rota internacional, com duração de 28 noites, que começará no Brasil (Rio de Janeiro) e irá descer a costa até cruzar o Oceano Atlântico para o Pacífico com destino final em Santiago, no Chile. No Brasil, o Explorer passará pelo Rio de Janeiro, seguirá para Ilha Grande, Búzios, Parati, Santos, São Francisco do Sul e Porto Belo. “A expectativa é de que esta escala seja um sucesso e, a partir disso, possamos receber mais navios. Nossa cidade tem belezas naturais que encantam visitantes e estamos otimizando a nossa infraestrutura para também atrair o turismo náutico”, frisa o prefeito Renato Gama Lobo. A Secretaria de Turismo está preparando atividades, em conjunto com o trade turístico, como roteiros com passeios no Centro Histórico, pela Babitonga e no Forte Marechal Luz, além de apresentações culturais, comercialização de artesanatos e guias disponíveis para condução de grupos pelas ruas históricas.

Na semana passada, prefeito e secretária municipal de Turismo, Jamille de Freitas M. Douat, receberam representantes da Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos (CLIA/Brasil), da empresa armadora MSC, do Porto de São Francisco do Sul e da praticagem para avaliação do retorno das operações dos cruzeiros na cidade. Após a reunião, a secretária de Turismo acompanhou o grupo em uma visita técnica para avaliação da infraestrutura receptiva, verificando questões de atracação, calado para fundeio dos navios e condições do destino turístico São Francisco do Sul. “As expectativas são positivas, vamos aguardar os resultados de alguns estudos que serão desenvolvidos e em breve poderemos passar uma posição mais concreta em relação à temporada 2019/2020”, ressalta Jamille.

Para o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz, o potencial dos cruzeiros no Brasil é muito grande e a abertura de novas cidades de escala, como São Francisco do Sul (SC), é de extrema importância para alavancar ainda mais o setor, que já apresenta crescimento nas últimas duas temporadas. “O potencial da região é enorme com sua história, lazer, boa gastronomia, povo hospitaleiro, além dos passeios na Baía Babitonga. Algumas questões operacionais ainda precisam ser superadas, mas existe grande interesse do nosso segmento no destino”, salienta.