Grupo Iberostar e referência em turismo responsável

O ano de 2018 foi um ano crucial para a consolidação do novo posicionamento do Grupo Iberostar. A rede faturou 2,7 bilhões de euros em 2018, o que representa crescimento de 9% em relação ao exercício anterior, e criou 4 mil vagas de emprego. Esse crescimento é resultado do avanço obtido pela divisão hoteleira e foi impulsionado pelo crescimento de dois dígitos do setor de viagens globalmente.

O Grupo Iberostar avança ainda em seu movimento “Onda de Mudança” com importantes conquistas em seus três pilares de atuação: eliminar plásticos descartáveis, fomentar o consumo responsável de peixes e melhorar a saúde costeira. A empresa se tornou referência em turismo responsável diante da gestão sustentável de sua atividade.

2019: CONTINUA A EXPANSÃO INTERNACIONAL

Após inaugurar de 13 hotéis em 2018, o Grupo Iberostar abrirá outros sete, na Espanha (Maiorca e Madri), Itália (Roma), Portugal (Lagos), Tunísia (Monastir e Sousse) e Turquia (Istambul). A rede hoteleira incorpora três novos destinos e já soma 1.500 quartos em um portfólio que não descarta mais operações ao longo do ano de 2019, que também será um ano crucial para a consolidação dos projetos em andamento em Los Cabos e Litibu (México) e o avanço em outros destinos como Montenegro, Aruba, Albânia e Cuba.

Com a qualidade e a inovação como princípios de sua proposta de valor, o Grupo Iberostar continua imerso em seu projeto de reposicionamento e ampliação do portfólio hoteleiro. A empresa possui um plano de investimentos que nos últimos anos superou a cifra de 500 milhões de euros e que continuará, até 2022, por meio dos investimentos já comprometidos na Europa e América. Graças a esse importante esforço, todos os hotéis da rede são de quatro e cinco estrelas, e mais de 70% foram renovados recentemente. Além dos produtos inaugurados em 2018, neste ano serão acrescentados novos projetos de melhorias para seus hotéis já existentes.

INOVAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO

Uma parte importante dos investimentos realizados pelo Grupo Iberostar foi destinado para inovar em produtos e serviços e no desenvolvimento tecnológico visando a satisfação de seus clientes.

Durante este ano de 2019, a empresa continuará investindo para melhorar e ampliar sua oferta de serviços, desenvolvendo inovadores conceitos ligados à gastronomia, ao cuidado com o bem-estar pessoal, com o programa Fit&Fun, a enriquecer sua proposta de serviços premium no segmento Star Prestige e a fomentar o entretenimento das crianças com sua nova proposta, o Star Camp, que combina diversão e valores. A empresa também aposta na digitalização que otimiza a experiência do cliente com ferramentas como My Room Online, que permite visualizar imagens 360º para selecionar o quarto no momento da reserva, o aplicativo para celulares, que é um canal de comunicação direto com o cliente ou o check-in online.

REFERÊNCIA EM TURISMO RESPONSÁVEL: “ONDA DE MUDANÇA”

O movimento “Onda de Mudança”, lançado em 2017 e cujo objetivo é contribuir ativamente para a definição de um modelo turístico mais responsável, avançou em 2018 em seus três pilares fundamentais – eliminar o uso de plásticos descartáveis, fomentar o consumo responsável de peixes e melhorar a saúde costeira –, além de abordar novos objetivos para o ano de 2019:

Plástico descartáveis: O Grupo Iberostar foi, em 2018:

  • a primeira rede hoteleira a eliminar qualquer tipo de plástico descartável nos quartos de seus hotéis da Espanha, assim como nas sedes corporativas do Grupo. Com sua eliminação, o Grupo Iberostar deixou de gerar 300 toneladas de lixo plástico por ano e aboliu a utilização de 11,7 milhões de artigos de plástico descartáveis que foram substituídos por outras alternativas de materiais naturais ou biodegradáveis. Adicionalmente, a rede instalou em seus quartos mais de 50 mil dispensadores com BIO cosméticos de alta qualidade.
  • pioneira na substituição do poliéster tradicional de seus uniformes por um material 100% elaborado com plástico reciclado. Com os novos uniformes, a empresa favoreceu a retirada de cerca de 470 mil garrafas de plástico de oceanos e aterros sanitários, além de deixar de consumir 28 mil metros de poliéster tradicional, que tem maior potencial contaminante.
  • criadora de uma usina de compostagem que gera adubo para seus jardins em um de seus hotéis da Espanha.

Em 2019, a rede hoteleira eliminará o plástico descartável dos quartos de todo o seu portfólio. E, em 2020, esse material serácompletamente eliminado de qualquer espaço de seus hotéis.

Consumo responsável de peixes: Em 2018, o Grupo Iberostar:

  • reformulou o cardápio de seus restaurantes para eliminar as espécies mais sensíveis e agregar valor à pesca local e de temporada.
  • obteve a certificação da cadeia de custódia MSC, convertendo-se na primeira rede hoteleira do sul da Europa em recebê-la.
  • estabeleceu programas de treinamento contínuo para funcionários e de comunicação para clientes, promovendo o consumo responsável.

Em 2019, a empresa contará com a assessoria de diferentes ONGs para avaliar o risco, a responsabilidade e a sustentabilidade da cesta de compra. O objetivo é oferecer em seu cardápio produtos que não prejudiquem a evolução das espécies, suas condições de vida ou sua perenidade. A rede hoteleira irá ainda buscar novos projetos para continuar desenvolvendo o consumo responsável de peixes em cada mercado local.

Saúde costeira: Em 2018, o Grupo Iberostar:

  • iniciou um projeto de pesquisa em recifes de corais e construiu seu primeiro viveiro de corais na República Dominicana.
  • criou junto à Universidade das Ilhas Baleares (UIB) a Disciplina Iberostar do Mar para fomentar a pesquisa da ecologia marinha.

Em 2019, a empresa planeja construir um segundo viveiro de corais no Caribe e iniciar um projeto de restauração de manguezais na República Dominicana. Além disso, o Grupo Iberostar impulsionará um programa educativo de conscientização e concederá dez bolsas de estudo para incentivar a formação de novas equipes de pesquisa.

De forma complementar, o Grupo continua realizando iniciativas de conscientização entre as quais se destacam a organização deatividades educativas para os clientes mais jovens através de seu programa de entretenimento infantil e juvenil Star Camp ou aparticipação na limpeza de praias e fundos marinhos.