Flores da Cunha apresentou nova marca do destino

A secretaria do turismo apresentou para autoridades, convidados e imprensa a marca e o portal de informações. O projeto de desenvolvimento da marca turística de Flores da Cunha foi desenvolvido no segundo semestre de 2018 pela empresa Verdi Design, de Porto Alegre, e supervisionado pelo Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) de Flores da Cunha. Já o portal (www.turismoflores.com.br ) foi desenvolvido pela empresa Webde de Caxias do Sul, e apresenta os eventos da cidade, os roteiros, a gastronomia, hotelaria, as dicas de passeio e uma ferramenta para montar o turista montar o próprio roteiro.

A Marca do Turismo

Para o desenvolvimento da Identidade de Marca turística de Flores da Cunha a VERDI aplicou técnicas de Placebranding (construção da marca lugar) desenvolvidas pela empresa. Inicialmente foi aplicado um questionário com objetivo de identificar a vocação turística do município. Mais de cem pessoas atenderam ao pedido de colaboração com a pesquisa feita pela Secretaria de Turismo, sendo 70% moradores do município. A partir das respostas obtidas definiu-se o posicionamento da marca turística Flores da Cunha.

Sua essência é apresentar Flores da Cunha como um dos principais destinos turísticos enogastronômicos da Serra Gaúcha, baseado em três pilares que dão sustentação a sua essência:

HERANÇA CULTURAL ITALIANA – Flores da Cunha preserva as tradições culturais herdadas dos imigrantes. Esta herança manifesta-se na gastronomia, dialeto, arquitetura, festas coloniais, vitivinicultura, entre outras.

VITIVINICULTURA – Flores da Cunha é o Maior Produtor de Uvas e Vinhos do Brasil. O município é reconhecido pela Festa da Vindima, pela qualidade das vinícolas e pela Indicação Geográfica Altos Montes (APROMONTES).

CLIMA E SOLO – O município está localizado na Encosta Superior do Nordeste do RS. Nesta região estão localizados os montes mais altos da Serra Gaúcha com altitudes de 600 à 800 metros.