Estado de São Paulo é o Destino Anfitrião da ABAV Expo 2019

A ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) anuncia as novidades da 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 52° Encontro Comercial Braztoa, a maior feira de negócios do setor de viagens e turismo do país, que acontece de 25 a 27 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Na coletiva realizada na noite desta segunda-feira (5), o Estado de São Paulo foi confirmado como Destino Anfitrião do evento pelo Secretário de Turismo Vinicius Lummertz, ao lado de Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional. O encontro, realizado no Auditório do Visite São Paulo, também contou com a presença de Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa, Marco Ferraz, presidente-executivo da Clia Brasil, Ralf Aasman, diretor-executivo da AirTkt – entidades parceiras do evento-, e Toni Sando, presidente-executivo do Visite São Paulo, além dos presidentes das ABAVs estaduais.

O Secretário destacou a força do turismo e seu grande potencial e revelou, em primeira mão, a parceria inédita com a ABAV Expo 2019. “Estamos conversando com algumas empresas para termos também o apoio da iniciativa privada na realização de grandes ações durante a feira” afirmou Lummertz. Magda Nassar ressaltou a importância do anúncio: “São Paulo como destino anfitrião da feira mostra a grande relevância do turismo do estado e o reconhecimento da força e alcance da ABAV Expo. Estamos muito felizes e discutindo ideias para criar grandes experiências”. Diversas ativações estão sendo desenvolvidas para o evento, para impactar os participantes, e também fora dele, para atrair visitantes.  “A ABAV Expo este ano vai extrapolar os limites do Expo Center Norte”, completa Magda.

A presidente da ABAV Nacional também revelou no encontro que a feira já bateu o recorde de pré-inscritos para a primeira semana de abertura do credenciamento. A última apuração aponta que 3,4 mil profissionais já se credenciaram, maior número de todas as edições. A expectativa da organização do evento é superar em 10% o público do ano passado – que foi de 23,3 mil participantes -, conquistar 30% mais marcas expositoras e fechar as vendas com 15% de acréscimo na área utilizada. “Se compararmos com outras feiras do setor realizadas no Brasil, a ABAV Expo é a maior, com números que nos orgulham e nenhuma outra consegue igualar. É um evento brasileiro, feito por brasileiros e para brasileiros. Será a ABAV Expo mais importante dos últimos anos”, disse Magda.

Entre as novidades mais aguardadas para este ano está a Black Friday de Viagens, que será realizada no dia 27 de setembro, último dia do evento. Nesta data, a feira será aberta também ao público final, que terá a oportunidade de comprar pacotes nacionais e internacionais junto a 50 agências de viagens associadas à ABAV. Além da possibilidade de economizar, a iniciativa permitirá que milhares de consumidores vivenciem a experiência de compra por meio de agências de viagens, com toda comodidade e o atendimento personalizado que elas oferecem.

Representantes de entidades também apresentaram novidades na coletiva e falaram sobre o momento do setor. Roberto Neldeciu, da Braztoa, destacou a parceria de longa data com a ABAV Expo e informou que 40 operadoras já estão confirmadas no evento. “Teremos um espaço de experiência em que vamos mostrar as possibilidades do nosso mercado e o diferencial humano na venda de pacotes formatados pelos operadores Braztoa”, afirmou. Ele também anunciou que durante a feira irá acontecer o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e anunciou o lançamento de um aplicativo que permitirá o agendamento de reuniões entre operadoras e agências.

Toni Sando, do Visite São Paulo, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre CVBs e agentes de viagem para aquecer o turismo brasileiro. “Os destinos geram forte desejo e propiciam as experiências que as pessoas tanto procuram, por isso é importante ter esse trabalho conjunto”, disse. Ele ressaltou ainda o quão primordial é a união de entidades fortes e representativas para gerar resultado para o turismo.

Marco Ferraz, da Clia Brasil, destacou o trabalho político das entidades parceiras, e alguns dos pleitos do trade turístico que tramitam em Brasília, entre os quais a isenção do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre remessas ao exterior. Sobre os pleitos, Magda Nassar também ressaltou: “A ABAV Expo é uma grande celebração do turismo, mas é importante que as pessoas saibam que trabalhamos o ano inteiro para o setor, defendendo pautas que são do interesse de toda a cadeia”.

O Secretário de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, reforçou a importância de reformas para estimular a economia e, consequentemente, o setor de turismo. “O turismo, junto com o agronegócio, é um dos motores da nossa economia. O nosso potencial de turismo é o maior do mundo, precisamos de uma agenda nacional para alavancar o setor, com micro, médias e macroiniciativas. Nosso tempo chegou”, finalizou.