Flipelô festeja o sucesso alcançado

Mais de 80 mil pessoas participaram da 3ª Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ, que aconteceu de 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador. Realização da Fundação Casa de Jorge Amado, com  correalização do Sesc, a FLIPELÔ promoveu, de forma gratuita, uma programação com mais de 150 eventos em 60 espaços ativados, somando-se os oficiais e da FLIPELÔ +.

Para se ter ideia do crescimento da festa literária, em 2017 o evento aconteceu em 12 espaços, em 2018 em 23 espaços e 17 restaurantes e em 2019 em 40 espaços oficiais e 27 restaurantes. E a ideia é em 2020 crescer ainda mais e trazer o público de Salvador de volta ao Pelourinho, além de chamar a atenção cada vez mais de quem está fora de Salvador, para que venha participar da 4ª Festa Literária Internacional do Pelourinho.

Fechando o evento, Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado fez um balanço muito positivo desta edição: “estamos satisfeitos, foi uma linda festa, com muita aderência de público, que foi eclético, havia crianças, idosos, gente de todas as idades, que vibrou na mesma sintonia, festejando o livro e a literatura.

Durante a Flipelô – Música abrindo e fechando o evento, teatro, 12 exposições e feiras realizadas em museus, galerias de arte e nas ruas. Mesas de debates, bate-papos, lançamentos de livros individuais e coletivos, encontros com autores, rodas de conversa,  saraus de poesia, slam e recital de poemas, narrações de histórias, monólogos, performances literárias, bate-papo musical, apresentações teatrais, apresentações musicais e literomusicais, rodas de capoeira, grupos de percussão pelas ruas, exposições, feiras de moda e artesanato, exibição de filmes, oficinas, show de Gerônimo e para as crianças, bate-papo infantil, narração de histórias e sarauzim, além da programação das bibliotecas móveis, montadas no Terreiro de Jesus.

Ações especiais de acessibilidade foram realizadas com o Grupo de Pesquisa e Extensão Acessibilidade e Arte – GA&A, que fez audiodescrição em exposições e tradução em libras em algumas mesas e debates, e a campanha Lacre do Bem aconteceu novamente. A comunidade do Pelourinho esteve engajada também através dos grupos de tambores tradicionais, dos mestre e suas rodas de capoeira e dos artistas de rua. 50 lojas do Centro Histórico ofereceram descontos de até 50%. A tarifa única de R$ 10,00 foi estabelecida nos Estacionamentos Delta Park durante a festa literária, que encampou a campanha Vá de Metrô para a FLIPELÔ, com a  realização da baldeação gratuita feita por vans da estação do Campo da Pólvora até o Pelourinho.

Nas ruas, uma ação conjunta da Deltur, BepTur, Guarda Municipal e 180  Batalhão garantiu mais segurança. O SAMU esteve a postos. Houve reforço na limpeza e iluminação públicas, segurança patrimonial, sanitários químicos, reestruturação da atuação dos ambulantes, posto de achados e perdidos, ampliação do sinal wi-fi no Pelourinho. O programa de Monitores FLIPELÔ, que dá oportunidade a universitários, voltou a acontecer. Foram 64 horas de eventos, com 350 profissionais envolvidos diretamente e 1800 indiretamente.

FLIPELÔ é pertencimento!

Onde aconteceu a FLIPELÔ – Espaços Oficiais:

Largo do Pelourinho, Teatro e Arena Sesc Senac, Senac, Café Teatro Zélia Gattai, Casa de Castro Alves, livraria oficial do evento – LDM, A Casa Amarela, A Casa das Editoras Baianas, Galeria Solar Ferrão, Museu Eugênio Teixeira Leal, Museu da Misericórdia, Casa do Olodum, Casa do Benin, Igreja do Rosário dos Pretos, Faculdade de Medicina e Terreiro de Jesus, Palco do Cruzeiro do São Francisco, Palco Flipelô, A Flipeloteca (Terreiro de Jesus) e suas Bibliotecas Móveis.

 

Onde aconteceu a FLIPELÔ + :

Em espaços espalhados pelo Centro Histórico, que não fazem parte da programação oficial da FLIPELÔ, diversas atividades culturais se incorporam e contribuem para que a Festa possa abraçar um número maior de participantes. É a programação FLIPELÔ + que acontece na Casa do Carnaval, Escola de Dança da Funceb, Feira da Sé / Inst. ACM, Galeria Triângulo, Largos Quincas Berro D´Água e Pedro Archanjo, PraçaTereza Batista, Teatro Gregório de Matos, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Miguel Santana, Galeria Enock Silva, Galeria  Luiz Folgueiras, Igreja do São Francisco, Sede dos Filhos de Ghandy.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com