Espumante Brasileiro será avaliado em outubro em Garibaldi

Já é tradição na Serra Gaúcha. Nos anos ímpares, sempre no mês de outubro, acontece o consagrado Concurso do Espumante Brasileiro, evento que reúne o maior número de espumantes verde-amarelos numa avaliação às cegas. As vinícolas brasileiras já podem se preparar para a 11ª edição, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de outubro, na Capital Brasileira do Espumante, Garibaldi, numa organização da ABE- Associação Brasileira de Enologia. O período de inscrições das amostras será de 10 de setembro a 02 de outubro.

Seguindo as normas da OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho e da UIOE – União Internacional de Enólogos, a expectativa da ABE é atrair amostras de vinícolas de diversas regiões produtoras do país, exaltando a diversidade do produto. As degustações serão realizadas no Hotel Dall’Onder SKI Garibaldi e a premiação no CTG Sentinela da Serra, integrando a programação da Fenachamp, que ocorre de 03 à 27 de outubro. Enólogos, sommeliers e jornalistas especializados integrarão o júri, que terá a missão de eleger os melhores espumantes nacionais nesta que é a maior vitrine do produto no Brasil e no exterior.

Poderão participar espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.

A edição de 2017 foi histórica com a participação de 308 amostras de 80 vinícolas. A ABE espera que o aumento se repita com o objetivo de evidenciar a qualidade e diversidade do espumante brasileiro. A Prefeitura Municipal de Garibaldi por meio da Secretaria de Turismo e Cultura é apoiadora do evento.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com