Iguassu une três países num projeto MICE

Falar em “Destino Iguassu” é reconhecer que, além dos rios, o que une Brasil, Paraguai e Argentina é a força do turismo. O visitante vem para a região atraído pelas opções de passeios dos 3 países e pela possibilidade de visitá-los em uma única viagem. Com foco cada vez mais fortalecido nessa visão conjunta, representantes dos 3 Convention Bureaux assinaram um convênio de cooperação para o desenvolvimento do turismo e de eventos. Assinaram o convênio o Diretor Executivo do Visit Iguaçu, Basileu Tavares, a presidente do Ciudad Del Este y Región Convention e Visitors Bureau, Liz Garcete Anchón e o Presidente do Convention Bureau de Puerto Iguazú, Juan Carlos Espinoza.
Para Basileu Tavares, o convênio está em total alinhamento ao que o Visit Iguaçu vislumbra para os próximos anos.

“Concluímos este ano o Projeto Visão Iguassu, um planejamento de longo prazo para o nosso Destino que compreende Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad Del Este. No planejamento estiveram envolvidas instituições dos 3 países e uma das estratégias apontadas foi a necessidade de maior integração regional. Com este convênio damos mais um passo neste sentido, vamos juntos promover nossa região, atrair e realizar eventos, fortalecendo nossa imagem nos três países e em todo o mundo”.

Liz Anchón também destacou a integração. “A união dos 3 buraux é de vital importância. Com ela, geramos uma agenda entre as partes para, com uma força maior, promover nosso Destino”. Juan Carlos Espinoza, do Convention Bureau de Puerto Iguazú, agradeceu ao Visit Iguaçu pela disponibilidade no compartilhamento de conhecimentos e pela abertura institucional para que a região cresça cada vez mais no segmento de turismo. “Além de todos os benefícios de fortalecimento da marca Destino Iguassu, nós derrubamos o mito de que as três cidades competem. Pelo contrário. Quando falamos em turismo, o nosso trabalho é conjunto para que o mundo volte os olhos para as Cataratas do Iguaçu e, assim, para as demais atratividades da região”.

Um dos principais tópicos do convênio é o trabalho conjunto para a participação de candidaturas para que o Destino receba cada vez mais eventos. “Criamos uma nova área de abrangência junto à Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), dos eventos da região trinacional do Iguassu. São eventos anuais que se revezarão entre os três países, obedecendo os critérios da ICCA e assim, melhoraremos nosso posicionamento na América Latina”, finalizou Basileu.

A solenidade, que aconteceu durante o Encontro Nacional de Destinos Sede de Eventos, em Puerto Iguazu, também contou com a presença do Ministro de Turismo da província de Misiones, José María Arrua, do Presidente da Associação Argentina de Organizadores e Provedores de Exposições, Congressos, Eventos e de Bureaux de Convenções (AOCA), Fernando Gorbaran, do Diretor de Turismo de Reuniões do Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR), Pablo Sismanian, do Presidente do Iguazú Turismo, Leopoldo Lucas e do Diretor Regional da ICCA, Santiago González.

Instituição privada sem fins lucrativos, o Visit Iguassu tem como objetivo divulgar o Destino Iguassu e atuar na captação de eventos. É mantido por empresas do trade turístico de Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad Del Este (Paraguai).

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com