Brasil entra em nível 2 ¨risco iminente¨ do coronavírus

O Ministério da Saúde do Brasil informou hoje que já analisou mais de 7.000 rumores de brasileiros infectados pelo coronavírus, 127 precisaram de verificação, mas apenas um caso está sob suspeita atualmente: uma brasileira que visitou a China e voltou para Minas Gerais está isolada e passa bem.

“Nós analisamos 7.020 rumores, 127 exigiram a verificação”, afirmou o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, em entrevista coletiva na manhã de hoje. Ele confirmou que a brasileira viajou para Wuhan (cidade chinesa epicentro do surto) “até 24 de janeiro”.

O ministro não divulgou detalhes sobre a paciente, como seu nome, “em respeito à sua privacidade”. Mandetta também informou que elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2, de “perigo iminente”.

A mudança é parte de um protocolo de escala que vai de 1 a 3, este só ativado após a confirmação de casos transmitidos em território nacional. O ministro aproveitou para recomendar “viagem à China só em caso de necessidade”. “Evite viagens de turismo para China”, disse. “Nós estamos desaconselhando, não proibindo as viagens”, afirmou o ministro.

C.Turismo

[email protected]