Europa cancela ou adia eventos do Trade

Neste último mês vivenciamos situações que nunca poderiamos nem imaginar, nem nos pesadelos mais escuros, diversos eventos do Trade de turismo ou foram cancelados ou foram adiados. Adiar significa quase eliminar o evento, a maioria das empresas do setor tem seu planejamento, investimentos e despesas, todas mensuradas em datas. Adiar significa que muitas não irão participar do evento na nova data.

A seguir alguns eventos importantes que sofreram cancelamento ou adiantamento devido ao Covid-19.

ITB Berlim: A feira turística da ITB em Berlim, que aconteceria na próxima semana (de 4 a 8 de março), foi cancelada devido à ameaça do coronavírus.

“O ITB Berlin 2020 não acontecerá. Devido à crescente difusão do novo coronavírus COVID-19, o Ministério Federal da Saúde e o Ministério Federal da Economia decidiram cancelar a feira”, segundo a instituição da feira Messe Berlin.

Na decisão de cancelar a feira, teria pesado o reconhecimento, pela Organização Mundial da Saúde, de uma “pandemia potencial”.

BTL Lisboa: A entidade organizadora da BTL -Bolsa de Turismo de Lisboa- Fundação AIP, comunica a todos os seus expositores, parceiros e visitantes que a feira foi adiada para 27 a 31 de maio pelas seguintes razões:

– Seguindo todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e em estreita articulação com a UFI – Global Association of the Exhibition Industry e da EMECA – European Major Exhibition  Centres Association, a Fundação AIP implementou um Plano de Contingência no Contexto do COVID19, que integra as medidas e procedimentos indicados por estas entidades;

– Atenta a posição assumida pelas entidades públicas do sector do turismo que tornaram público, ontem ao final do dia, que “entendem que, atentas as últimas recomendações da DGS no que toca à organização de grandes eventos e ponderadas todas as condicionantes, não estão reunidas as condições para manter a sua participação na BTL 2020 na data prevista para a sua realização, seja através de stand próprio seja através dos diversos eventos inicialmente programados”

Salão Rendez-vous Nantes: Na noite de domingo (8), durante a reunião do Conselho de Defesa, o governo da França proibiu reuniões de mais de mil pessoas em todo o território nacional. Com isso, o Salão Rendez-vous, em Nantes, foi adiado para 23 e 24 de março de 2021.

A decisão foi tomada após discussões com parceiros locais do encontro, incluindo a Região do Vale do Loire (Atlântico Loire) e Nantes Metropole. Isso inclui também o cancelamento de todos os pré-roteiros regionais estipulados.

“Lamentamos profundamente por isso e por eventuais transtornos causados em decorrência dessa decisão. Nós esperamos poder contar com a participação de todos na próxima edição do evento, em 2021”, disse a organização do Salão Rendez-vous em nota enviada nesta segunda-feira (9).

A estes devemos somar eventos que foram cancelados e ou adiados e que causaram impacto no mercado: Salão do Automóvel-Genebra, Mobile World Congress-Barcelona, Feira do Livro-Londres, Congresso de Desenvolvedores do Facebook-Califórnia, e outros. A Olimpíada e a Paraolimpíada de Tókio se encontra prestes a ser adiada até dezembro.

Impactos profundos no setor de viagens.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com