Delta aposenta B777 e CEO manda mensagem

Com a queda sem precedentes na demanda de viagens em meio à pandemia da COVID-19 e a desaceleração econômica global, continuamos a tomar medidas para proteger o patrimônio, os empregos e o futuro da Delta. Nosso principal objetivo financeiro para 2020 é reduzir nossa utilização de caixa para zero até o final do ano, o que significará, pelos próximos dois a três anos, uma rede, frota e operação menores em resposta à demanda substancialmente reduzida de clientes.

Uma ferramenta importante para nos ajudar a atingir esses objetivos é a retirada de aeronaves mais antigas e a modernização de nossa frota conforme planejamos para o futuro. Já aceleramos o plano de aposentadoria para os MD-88 e MD-90 e estacionamos mais de 650 jatos. Com a expectativa de que as viagens internacionais retornem lentamente, também tomamos a difícil decisão de aposentar permanentemente nossa frota de Boeing 777 – no total de 18 aeronaves – até o final do ano. Nossos A330 e A350-900, mais econômicos em termos de combustível e de custos, realizarão os voos de longa distância à medida que a demanda internacional retornar.

Aposentar uma frota tão icônica quanto a do 777 não é uma decisão fácil – eu sei que isso afeta diretamente muitos de vocês que voam, tripulam e fazem a manutenção desses jatos. O 777 tem desempenhado um papel importante na Delta desde 1999, permitindo a abertura de novos mercados de longa distância e o crescimento de nossa rede internacional à medida que nos transformamos em uma companhia aérea global. Eu voei nesse avião muitas vezes e adoro a experiência que ele proporcionou ao longo dos anos.

No entanto, estacionar essa frota proporcionará uma economia significativa nos próximos anos. Atualmente, a Delta está gastando cerca de US$ 50 milhões por dia, e medidas como essa nos ajudam a conter os custos, em um esforço para proteger os empregos da Delta e nosso futuro. A companhia entrou nessa crise de maneira determinada, e esse será um passo importante para garantir que continuemos em uma posição relativamente forte no setor, à medida que a demanda se recuperar.

Continuamos a ouvir de nossos clientes sobre o excelente trabalho que vocês estão fazendo todos os dias. Nas últimas semanas, recebi muitos e-mails e mensagens nos agradecendo pelo incrível trabalho de nossos profissionais de Reservas e Atendimento ao Cliente, principalmente porque eles ajudaram no processamento de reembolsos.

A Delta devolveu mais de US$ 1,2 bilhão a nossos clientes desde o início da pandemia, incluindo US$ 160 milhões somente este mês. Isso dá a dimensão do enorme volume de reembolsos em dinheiro que nosso pessoal lidou com seus reconhecidos profissionalismo e empatia.

Como um cliente disse ao responder uma pesquisa: “Eu estava me preparando para um aborrecimento por conta de experiências anteriores com o atendimento ao cliente de outras empresas, mas minha preocupação foi tratada de uma maneira muito boa do ponto de vista do consumidor. Essa foi a minha melhor experiência de atendimento de todos os tempos”.

Agradeço às equipes de Reservas e de Atendimento – vocês são os melhores do setor.

Além de proteger nosso caixa e posicionar a Delta no futuro, nossa outra prioridade – e a mais importante – é proteger a saúde e a segurança de nossos funcionários e clientes. Isso inclui saúde mental e física. Maio é o Mês da Conscientização da Saúde Mental e, em momentos estressantes como estes, devemos estar particularmente atentos ao nosso bem-estar mental e emocional. A Delta possui recursos disponíveis, incluindo o Programa de Assistência ao Funcionário, que podem ajudar com praticamente qualquer problema ou preocupação relacionada à saúde mental. Há informações disponíveis na Deltanet (rede interna de comunicação para funcionários ativos e aposentados da Delta) sobre como acessar esses programas e você também pode entrar em contato com o departamento de Recursos Humanos.

Quero agradecer a todos pelo trabalho duro e pelos sacrifícios que estão fazendo para garantir o futuro da nossa companhia. Isso inclui aqueles que tiraram licenças voluntárias – mais de 41.000 até agora –, bem como nosso pessoal na linha de frente, cuidando de nossos clientes durante esse período estressante. Vocês continuam a me inspirar todos os dias enquanto trabalhamos para construir o futuro da Delta juntos.

Continue mantendo-se saudável e seguro, física e mentalmente, no trabalho e em sua vida pessoal. Nada é mais importante. Entrarei em contato em breve com outra atualização e continuarei a responder suas perguntas nos nossos encontros virtuais no SkyHub (mídia social interna da Delta).

É uma honra trabalhar ao seu lado.

Ed