Vinícolas da Rota do Vinho D.O. Empordà reabrem

Dezesseis vinícolas da Rota do Vinho D.O Empordà reabrem suas portas, adaptando-se à situação atual e incorporando vários novos recursos.

O enoturismo é uma atividade segura de lazer, porque a maioria das propostas ocorre ao ar livre, é personalizada e direcionada a pequenos grupos.

Desde 1º de junho passado, data em que a província de Gerona entrou na fase 2 do Plano de Retomada por ocasião da Covid-19, dezesseis vinícolas da Costa Brava retomaram suas atividades de enoturismo, implementando medidas de segurança e higiene.

As dezesseis vinícolas que já abriram o fizeram, adaptando sua atividade à situação atual, fato que levou à introdução de inúmeras inovações na oferta de enoturismo do destino: a provisão de novos espaços ao ar livre onde possam fazer degustações, como fizeram Vinícola Masia Serra, experiências gastronômicas exclusivas entre vinhedos, como o novo bar de vinhos da vinícola Mas Geli ou lanches e churrascos em La Vinyeta.

Cultura, saúde e bem-estar são o leitmotiv da proposta “noites de vinho e música ao ar”, da vinícola Vinyes d’Olivardots, ou atividades de ioga e conscientização entre vinhedos, da vinícola Martín Faixó ou do grupo Oliveda.

O restante dos armazéns, que ainda não foram abertos, catorze, está sendo adaptado para poder fazê-lo com as garantias máximas durante as fases seguintes do Plano de Retomada.

As novidades da oferta enoturística da Costa Brava vão além das vinícolas, já que muitas empresas da Ruta del Vino D.O. A Empordà também está retomando suas atividades com ações inovadoras.

A maioria dos restaurantes, incluindo Compartir, de Cadaqués, Can Cervera, de Roses, ou Vicus e Es Portal, de Pals, incorporaram um menu de comida para viagem. Da mesma forma, novos espaços foram habilitados, como o Es Portal Terraza, com 10.000 m2 de área externa.

Os menus dos restaurantes também foram adaptados a essa situação, como o restaurante La Calèndula em Regencós.

No que diz respeito à acomodação, enquanto já existem hotéis em funcionamento, como o Park Hotel San Jorge & Spa e Mas Espelt, a maioria escolhe abrir suas instalações durante o mês de junho, em 15 de junho, no caso de o alojamento Moments Rurals, em Espolla e Capmany, ou em 26 de junho, no caso do Hotel Peralada Wine Spa & Golf, em Peralada. Ao ar livre, pequenos grupos, flexibilidade e rigor no cumprimento de medidas de segurança.

Nesta segunda etapa da descida e com várias restrições ainda em vigor, a prática do enoturismo pode se tornar uma das atividades de lazer mais recomendadas e proporcionar maior segurança ao visitante, considerando que a maioria das propostas é realizada ao ar livre grátis e com grupos muito pequenos ou diretamente de forma personalizada.

O Instituto de Qualidade Turística Espanhola, ICTE, juntamente com o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, criou um guia específico para reduzir o contágio da Covid-19 para visitas a vinícolas e outras instalações industriais, locais culturais, históricos e naturais. .

O guia estabelece as diretrizes a serem seguidas em relação à adaptação de produtos e serviços de enoturismo, limpeza e desinfecção, adaptação de espaços e gerenciamento de capacidade, entre outros.

Essas diretrizes afetam aspectos gerais que as vinícolas abertas ao público devem levar em consideração ao organizar as visitas: priorize sempre os espaços ao ar livre, em pequenos grupos ou diretamente personalizados, respeitando as distâncias de segurança física em todos os momentos e tornando o horário de funcionamento mais flexível. Da mesma forma, se a visita oferecer degustações gastronômicas e de vinhos, porções individuais devem ser servidas e os copos, talheres e pratos devem ser limpos e desinfetados em temperaturas acima de 80ºC.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com