Festa do Sol, Inti Raymi, em Cusco será online

A mais importante celebração da capital Inca, Cusco, e festividade que arrasta multidões, a Festa do Sol – Inti Raymi, no idioma quéchua – será celebrada do próximo dia 24 de junho, sem público, cumprindo as normas ditadas pelo Estado Peruano. 

A Municipalidade Provincial de Cusco e a Empresa Municipal de Festejos de Cusco (EMUFEC), que organizam o Inti Raymi todos os anos, indicam que este ano vêm trabalhando para evocar a celebração inca com a ajuda de plataformas digitais como a realidade virtual 360 e um resumo das edições anteriores. 

“Faremos uso das plataformas digitais e telecomunicações para chegar a todos os lugares. Essas festas serão marcadas pela capacidade de Cusco de chegar ao mundo inteiro, através da interação e conexão, porque este ano a magia de Cusco estará na casa de cada um”, assinala José Santoyo, presidente do Diretório Emufec. 

A programação do Inti Raymi 2020 terá um formato semelhante à de todos os anos. Às 8h, será realizada a cerimônia de hasteamento da bandeira de Cusco por parte da Municipalidade e, em seguida, a missa na Catedral de Cusco. Ao meio-dia, a mensagem de esperança e de reencontro para o ano 2021 dos Incas ao “Deus Sol”. Às 18h, se transmitirá um especial do Inti Raymi, que inclui a experiência em realidade virtual. 

Vale ressaltar que, dentro do Inti Raymi, no domingo, 21 de junho, será realizado um tour virtual pela coleção de evidências arqueológicas de Machu Picchu, recuperadas pela Universidade Norte-Americana de Yale. 

Um segundo tour virtual também será realizado no dia 21 de junho. Desta vez, será feita a rota do sol que une o templo inca de Qoricancha com a imponente fortaleza de Saqsaywaman, onde o Inti Raymi é encenado todos os anos, com a presença de mais de 700 atores e artistas. 

As plataformas de transmissão das festas serão as contas da EMUFEC no Facebook, Instagram e Youtube, e podem ser encontradas no site emufec.gob.pe. 

 

Sobre o Inti Raymi

Todo dia 21 de junho, quando o sol se põe sobre o Trópico de Câncer, começa o inverno no hemisfério sul e o verão no hemisfério norte. Mas não é apenas o começo de uma nova estação, mas também a noite mais longa do ano, na qual as histórias andinas e milenares são renovadas; é a noite que antecede a grande Festa do Sol: o Inti Raymi.

Os historiadores contam que o último registro do Inti Raymi data de 1535, quando a cerimônia foi suspensa pelos espanhóis. Teve-se que esperar até 1944 para que a festa se revalorizasse, embora não com os Incas e nem na mesma data (21 de junho), mas no dia 24 do mesmo mês.

Em sua versão original, de acordo com as crônicas do Inca Garcilaso de la Vega, a festa durava nove dias e os cusqueños se preparavam três dias antes com uma dieta rigorosa à base de milho e ervas. O evento, que era ponto de partida do novo ano, se celebrava na atual Praça de Armas (anteriormente, o antigo Auqaypata ou Praça do Guerreiro) e se traziam as múmias de nobres ancestrais para que eles também pudessem participar da celebração ao Pai Sol (Taita Inti, no idioma quéchua).

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com