Guerra de fronteiras; Brasil proibe entrada de estrangeiros

Em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de ontem terça-feira (30), o governo federal proibiu a entrada de estrangeiros no país por 30 dias. Com isso, o veto fica valendo por quase todo o mês de julho. Ou seja bem no ápice da temporada de verão do emisfério norte, onde tem a maior incidência de viagens.

“Fica restringida, pelo prazo de trinta dias, a entrada no país de estrangeiros de qualquer nacionalidade, por rodovias, por outros meios terrestres, por via aérea ou por transporte aquaviário”, diz a portaria brasileira. A medida extraordinária tem a assinatura dos ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça), Tarcisio Freitas (Infraestrutura) e Eduardo Pazuello (interino da Saúde)

A medida tem fundamento na declaração de emergência em saúde pública da Organização Mundial da Saúde, de 30 de janeiro de 2020, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A medida foi publicada horas após a União Europeia oficializar que o Brasil está fora da relação de países que terão turistas liberados para entrar em seu território.

Além da Europa, os EUA também já divulgaram medida semelhante para os brasileiros.

 

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com