Colaboradores brasileiros da Lufthansa ensinam inglês de forma voluntária

Como parte da campanha StrongerTogether – iniciativa global do Lufthansa Group para que em tempos de pandemia os colaboradores que não estão fisicamente juntos possam conservar o espírito de equipe – os funcionários brasileiros do grupo decidiram adaptar seu projeto de voluntariado corporativo, o Expandindo Horizontes, e oferecer ensino gratuito de inglês para jovens de regiões periféricas da cidade de Guarulhos. O projeto conta com 15 voluntários, todos colaboradores brasileiros da companhia, de variados níveis hierárquicos e residentes em três países e quatro cidades distintas: Rio de Janeiro, São Paulo, Zurique e Frankfurt. O Expandindo Horizontes conta com o suporte da help alliance, braço de ajuda humanitária e responsabilidade social do Lufthansa Group, que viu o voluntariado corporativo como mais uma maneira de manter os times conectados em tempos de distanciamento social.

O programa atende jovens com idades entre 16 e 22 anos e renda familiar média de R﹩500. Eles são alunos da Escola Natasha Franco Vieira, parceira do Lufthansa Group em projetos de assistência social há dois anos. Por conta da quarentena, a escola garantiu o acesso a todos os alunos à plataforma do Microsoft Teams, onde as aulas são ministradas. Essas consistem em sessões semanais de 1h30min para a prática de conversação e ocorrem entre os meses de julho a dezembro. “O projeto é uma grande oportunidade para o meu futuro. É um privilégio poder participar e saber que existem pessoas que desejam se comprometer com a educação de outras, mesmo sem conhecê-las”, afirma Thamily Santos, 18 anos e aluna do projeto. “Para mim está sendo muito gratificante poder ajudar alguém, aprendendo ao mesmo tempo, tem sido uma verdadeira troca.”, conta a voluntária Christina Binnie, que é Account Manager em São Paulo.
Antes da pandemia de Covid-19, o foco do Expandindo Horizontes era a formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade de Guarulhos, em especial na área de cozinha quente e fria, em parceria com a Escola Natasha Franco Vieira e patrocinado pela help alliance. Os jovens também contavam com a mentoria de colaboradores do Lufthansa Group e com a possibilidade de contratação pela LSG Sky Chefs, empresa do Lufthansa Group, líder mundial do mercado de catering. Em 2020, o plano era dar início à terceira edição do programa, inclusive com a possibilidade de expansão para outras cidades latino americanas. Entretanto, com a pandemia do novo coronavírus, o grupo precisou adaptar seus esforços e passou a ensinar inglês remotamente para jovens da região.

“Manter esse tipo de iniciativa que estimula a educação e a cultura em comunidades carentes é uma maneira de demonstrar nosso respeito a este País onde atuamos há mais de 60 anos”, afirma Mariam Meletti, Gerente de Marketing B2C do Lufthansa Group no Brasil e coordenadora do projeto. “Além disso, como indivíduos, é fascinante saber que o compartilhamento de nossos conhecimentos pode fazer a diferença na vida de uma pessoa”, finaliza.

C.Turismo

[email protected]