ABAV Collab terá abertura em Salvador

A capital baiana foi o destino escolhido pela ABAV Nacional para marcar a abertura do ABAV Collab, evento híbrido desenhado sob o conceito colaborativo, que já tem confirmada a participação do Ministério do Turismo e das principais entidades do trade na reordenação do setor para a retomada do mercado, sob a perspectiva pós-pandemia.

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira,  o Ministério do Turismo formalizou a participação com a ocupação de um pavilhão inteiro para a promoção do turismo nacional, com representações dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O objetivo, segundo o secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, é transformar a área no grande palco para o detalhamento das estratégias que serão adotadas para a promoção da oferta turística brasileira, de forma unificada e seguindo os parâmetros  do novo normal.

A cerimônia oficial de abertura no dia 27 de setembro, em Salvador, será o ponto de partida para a projeção de um dos grandes destinos turísticos nacionais, e vai agregar à série de comemorações pelo Dia Mundial do Turismo apoiadas pela OMT em diferentes localidades. “Será um momento de celebração também do nosso poder de resiliência após meses de estagnação”, explica a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar. “Nossa abertura será a primeira ação presencial do ABAV Collab, que terá outras ao longo da programação, sempre respeitando os protocolos de segurança  locais e o limite de acesso de público”, completa.

Sustentabilidade e união para a retomada

Além do Ministério do Turismo, também formalizaram apoio ao evento entidades como a Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), que transfere para a plataforma virtual da ABAV a  42ª edição da Aviesp Expo de Negócios em Turismo, após decisão de não realizá-la presencialmente, em atendimento às recomendações de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Vamos seguir com o trabalho conjunto que tem unido todas as entidades do trade e que nos faz acreditar que dessa forma chegaremos ainda mais longe. Com a  ABAV já trabalhamos de forma estreita há bastante tempo e agradecemos a oportunidade de integrar nosso evento à plataforma de soluções proposta pelo ABAV Collab”, afirma o presidente da Aviesp, Marcos Lucas.

Outra entidade que se junta à organização é a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), que encampa a ação de solidariedade do ABAV Collab em auxílio dos profissionais do setor de congressos e convenções, que segue “debaixo do meteoro”, como conta a presidente da entidade, Fátima Facuri. “Não temos previsão de retomada, o que  inviabiliza o emprego   de montadores, eletricistas, tapeceiros e muitos outros trabalhadores  que, dos bastidores, tanto contribuem para o sucesso dos eventos”, conta a dirigente.  Por meio dos seus associados, a Abeoc vai identificar os profissionais impactados pela paralisação das atividades do setor, que serão apoiados com o rateio  do montante arrecadado em doações voluntárias dos visitantes do ABAV Collab, convertidas em vales alimentação.

O evento tem garantida também a participação da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que pelo décimo ano consecutivo renova a parceria como patrocinadora dos eventos da ABAV Nacional.  “Nos juntamos às  demais entidades na mesma expectativa  de que já estamos próximos da recuperação. Parabéns à ABAV pela proposta criativa que congrega inteligência, qualidade e integração”, pontua Alexandre Sampaio, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da confederação.

A coletiva contou ainda com a participação das diretoras do  Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Carolina Negri, e da Associação Brasileira de Resorts (ABR), Ana Maria Biselli, entidades que também começam a organizar a participação dos associados no evento que consideram o grande momento de celebração e continuidade da sinergia entre as entidades. “Trabalhamos os últimos seis meses buscando soluções para as mesmas pautas de forma absolutamente unida e não seria diferente na organização do evento, que vai marcar a passagem da fase da sobrevivência para a da retomada, com ações que trarão um novo olhar para o turismo”, destaca Ana Maria Biselli. “Nosso setor está precisando de doses de energia positiva. Vamos formar um pool com a participação dos nossos associados que terão a oportunidade de mostrar como o setor de parques e atrações turísticas, sempre relacionado a aglomerações,  está se adequando ao novo cenário com todos os protocolos de segurança”, completa  Carolina Negri.

O ABAV Collab se realizará de 27 de setembro a 2 de outubro, com uma programação intensa dividida entre dinâmicas e conteúdos desenvolvidos por meio de capacitações, interações e múltiplas oportunidades de negócios possibilitadas por meio de uma plataforma virtual robusta que permitirá tradução simultânea em diversos idiomas, garantindo ao evento maior capilaridade e alcance. No último dia abre também ao público final com ofertas na venda de produtos e serviços turísticos por agências de viagens associadas à ABAV ou à Aviesp reunidas na Black Friday de Viagens. As inscrições para visitantes profissionais já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.abavcollab.com.br.

Sobre o ABAV Collab
Jornada virtual entremeada por ações  presenciais, desenvolvida sob o conceito colaborativo e com o envolvimento de todos os elos da cadeia produtiva do turismo, unidos no objetivo comum de alavancar a retomada do setor, com sustentabilidade e múltiplas oportunidades de negócios.

A partir de dinâmicas inovadoras,  o evento desenvolve a programação com foco em capacitação, networking e geração de negócios, por meio de palestras, apresentações em formato de  ted talks, tutoriais, manifestações culturais e stand ups, entre muitas outras atrações e interações.

Mais informações: www.abavcollab.com.br

C.Turismo

[email protected]