Monte Verde prepara ¨Natal nas Montanhas¨

No ano em que completa 70 anos de fundação, Monte Verde (MG) se prepara para o maior evento de Natal já realizado no distrito. Organizado pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) em parceria com a Prefeitura de Camanducaia, o “Natal Cultural nas Montanhas – Uma História em Bauer” começa a ser divulgado a partir do próximo dia 25, em transmissão ao vivo pelas redes sociais. A abertura oficial ao público será no dia 6 de novembro. O evento seguirá até 3 de janeiro. No período, são esperados cerca de 300 mil turistas, dos quais metade são paulistanos.

Durante a retomada do turismo, Monte Verde já recebeu 48 mil visitantes e foi considerada pelo Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, como exemplo nacional de retomada segura. A equipe do Ministério esteve nesta semana no distrito para gravar imagens e usar o material como referência para outros pontos turísticos do país. “Cada uma das atrações foi pensada para encantar, mas com mobilidade para evitar aglomerações e respeitando o distanciamento. Fizemos o estudo da capacidade de público, uso de equipamentos de proteção e disponibilização de insumos para higienização e biossegurança”, explica Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

Entre as principais atrações estão: Despertar das Luzes (desfile de personagens, como Verner “O Maquinista da Luz”, que remete ao fundador do distrito); Caravana Encantada (carro iluminado e repleto de personagens natalinos que percorrerá as ruas do distrito e de Camanducaia); Floresta de Natal (vilarejo na Montanha com teatro de bonecos, contador de histórias, oficinas de artesanato e loja oficial com produtos de Natal); Cabana do Noel (nesse ano, sem contato físico com o Papai Noel, as crianças terão a oportunidade de enviar “cartinhas” ao bom velhinho), que terá uma casinha própria em Monte Verde e poderá ser “visitado” a distância; Surpresas Natalinas (intervenções com artistas de rua convidados, que se apresentarão em diversos pontos de Monte Verde) e Caminho dos Pinheiros (alameda com cerca de 40 pinheiros decorados e iluminados).

A inspiração para o tema do Natal veio de uma das manifestações artísticas mais famosas de Monte Verde: a pintura Bauernmalerei (pronuncia-se Bauermalarrái), ou simplesmente Bauer, que significa “Pintura de Camponês”. Original da Alemanha, era praticada por camponeses que ficavam em resguardo durante os meses de inverno e, ao colorir o interior de suas casas (primordialmente na pintura de peças utilitárias e de decoração), faziam um contraponto à monotonia do branco da neve. Assim, os elementos natalinos ganharão personalidade e identidade únicas da região.

C.Turismo

[email protected]