Mucilon plantará 1 milhão de árvores nativas no Sul da Bahia

Mucilon, marca líder de cereal infantil da Nestlé, vai conduzir, no Brasil, parte de uma ação global de sustentabilidade do grupo que vai totalizar o plantio de 3 milhões de árvores na América Latina. Por meio da iniciativa “Mucilon: Cuidando do Planeta para o Seu Filho”, a marca plantará 1 milhão de árvores no Sul da Bahia, contribuindo com o reflorestamento da Mata Atlântica e com um futuro melhor para todos. Desse total, a estimativa é que 500 mil mudas serão plantadas ainda em 2020.

A Mata Atlântica foi escolhida para receber as novas árvores por sua grande importância, riqueza e presença no território brasileiro. O objetivo é contribuir para ampliar a quantidade de área verde, abrangendo aproximadamente 1.200 hectares de mata reflorestada – o equivalente a 1.110 campos de futebol -, além de restaurar mais de 100 espécies arbóreas, incluindo algumas que estão em risco de extinção. A lista de espécies contempla mudas de pombeira, ipê roxo, jatobá, ingá, embaúba, caroba branca, araribá, boleira, sapucaia e palmito juçara, entre outras. A iniciativa também promove o desenvolvimento local, com a geração de empregos na cadeia de restauração, que vão desde a coleta e beneficiamento de sementes, passando pela produção de mudas e pelo plantio.

A ação será conduzida com a parceria com a instituição internacional One Tree Planted, que está coordenando o projeto com as ONGs brasileiras Natureza Bela, Programa Arboretum e Organização de Conservação de Terras do Baixo Sul da Bahia (OCT). A área reflorestada é formada por parques nacionais, além de áreas de Reserva Legal, de proteção permanente (APP), de proteção ambiental (APA), e comunidades indígenas.

“Para melhorar a qualidade de vida das próximas gerações precisamos olhar hoje sobre como cuidamos do nosso planeta. Temos desenvolvido muitas ações nesse sentido e esse é um compromisso nosso no Brasil e no mundo. Nós queremos agir como uma força mobilizadora, uma força do bem que ajuda a construir um futuro cada vez melhor para todos e, principalmente, para as nossas crianças”, diz o CEO da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior.

O projeto é uma ação de Mucilon que traz um olhar mais amplo da marca para sua atuação sustentável, entendendo o reflorestamento do planeta como o caminho para um mundo melhor e como essa iniciativa representa um legado para as próximas gerações. “Nosso objetivo com essa ação é aliar a missão da marca, que é nutrir e cuidar das crianças, com um cuidado também com o mundo em que elas vão crescer. No Brasil, a proteção e a conservação de riquezas naturais, como é o caso do ecossistema da Mata Atlântica, são a base para esse cuidado”, afirma Ionah Kochen, head de Nutrição Infantil no Brasil. Como parte da ação da marca, os consumidores serão convidados a dedicarem uma das 1 milhão de árvores plantadas a uma criança, e receberão um certificado com o número da árvore e nome da criança que recebeu a dedicatória.

Inovação em reciclagem

Para contribuir ainda mais para a sustentabilidade de suas ações no País, Mucilon tem 100% de sua linha com embalagens prontas para reciclagem e foi o primeiro cereal infantil da Nestlé a utilizar um monomaterial mais fácil de ser reciclado em sua linha de sachês, que ainda utiliza menos plástico em cada saco quando comparado à versão multicamada. Com a iniciativa, a Nestlé irá reduzir o equivalente a cerca de 300 toneladas de plástico por ano. Os sachês antigos de produtos da marca eram multimateriais – ou seja, possuíam mais de um material em sua composição – e seu processo de reciclagem era complexo, o que dificultava a existência de cooperativas e cadeias especializadas no Brasil para esse tipo de coleta e aproveitamento em larga escala. Pensando nisso, foi desenvolvida a embalagem pronta para reciclar de Mucilon.

A Nestlé tem um compromisso de entregar seus produtos em embalagens que sejam seguras e minimizem impacto no meio ambiente, com a meta de, até 2021, reduzir 3.800 toneladas de material de embalagem. Além disso, globalmente a companhia tem como compromisso tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025, em um trabalho que passa por repensar materiais, desenvolver cadeias de coleta seletiva e engajar e educar consumidores e parceiros.

C.Turismo

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