LATAM já opera com 20% de sua capacidade

O Grupo LATAM Airlines continua apresentando recuperação gradual de sua operação de passageiros nos últimos três meses. Em comparação com 2019, em setembro a companhia operou 20% de sua capacidade (medida em “assento quilômetro disponível” – ASK), enquanto em agosto e julho operou, respectivamente, 13,9% e 9,2%. Esses resultados se dão logo após uma drástica redução da operação da empresa em abril e maio de 2020 (5,7% e 6,7%, respectivamente), em função da pandemia de COVID-19.

Com relação à operação de setembro, o tráfego de passageiros (medido em “passageiros quilômetros transportados” – RPK) representou 16,9% do alcançado no mesmo período do ano passado, atingindo um fator de ocupação de 69,6% (12,9 pontos percentuais menor que no ano anterior).

Em setembro, o Grupo LATAM Airlines operou mais frequências de voos a destinos domésticos no Brasil, Chile, Peru e Equador e retomou a operação doméstica na Colômbia. Em voos internacionais, as novidades foram as rotas São Paulo/Guarulhos-Montevidéu e Santiago-Montevidéu, dois voos semanais de Santiago para Los Angeles e Nova York, respectivamente, uma ampliação para três voos por semana de Santiago a Madri, além do voo São Paulo/Guarulhos-Nova York. No Chile, a LATAM voou para 11 destinos, passando de 20 para 35 frequências diárias.

Em relação à operação de carga, o fator de ocupação foi de 70,4% em setembro (16,9 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ano anterior). A LATAM Cargo ampliou ao máximo o uso de sua frota cargueira Boeing-767F e utilizou aeronaves de passageiros para o transporte exclusivo de carga.

A LATAM segue reforçando as medidas de segurança e higiene em toda a sua operação, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), das autoridades sanitárias dos países onde opera e da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA). Todos os voos realizados pela companhia requerem o uso de máscara durante toda a viagem, o álcool gel está disponível na cabine e a companhia mantém um serviço de bordo que reduziu a interação entre a tripulação e os passageiros. Além disso, toda a frota da LATAM possui filtros HEPA, capazes de remover 99,97% das partículas, incluindo vírus e bactérias, devido à renovação do ar a cada 2 ou 3 minutos, garantindo um ambiente permanentemente higienizado, entre outras medidas.

C.Turismo

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