Conheça a gastronomia estrelada de San Francisco

O cenário gastronômico de San Francisco melhora a cada ano. Com oito restaurantes de três estrelas Michelin, a cidade soma a maior concentração de restaurantes com o nível máximo de estrelas nos Estados Unidos. Repleta de ótimos endereços para comer, o que não faltam são casas comandadas por chefs aclamados, talentosos e premiados que valem a experiência. De pizza à comida chinesa, de lugares inovadores à bares clássicos, a cidade tem para todos os gostos e apetites. O que todos esses celebrados restaurantes têm em comum é o conceito de utilizar alimentos produzidos localmente, frescos e sazonais. Essa ideia, presente em toda a gastronomia da Califórnia e conhecida como farm-to-table, prioriza os ingredientes do estado, que é o maior produtor agrícola do país e berço da culinária orgânica.

Veja no mapa aqui.

A cidade de San Francisco conta com 3 pratos típicos imperdíveis:

1. Clam Chowder: impossível visitar a cidade e não provar a famosa sopa cremosa de mexilhões, com batatas, cenouras e servida dentro do pão.
2. Mission Style Burrito: o burrito se tornou popular na década de 1960 e se diferencia por seu tamanho e arroz extra.
3. Dungeness Crab: espécie de caranguejo típico da costa oeste do país. Chega a 20 cm e é levemente adocicado.

O Sourdough Bread faz parte da história da cidade e surgiu quando os padeiros estavam tentando reproduzir receitas de pão francês. Mas, os pães saiam do forno com um gosto amargo. O que eles acreditavam ser um fracasso, acabou sendo um grande sucesso. Eles encontraram uma levedura natural, uma espécie distinta que só prospera no clima de San Francisco. A partir disso, o pão passou a ser procurado e reconhecido ao redor do mundo.

O estado americano da Califórnia foi o primeiro dos Estados Unidos a ter um guia Michelin exclusivo. Além da Baía de San Francisco, o guia inclui restaurantes de Los Angeles, Monterey, Orange County, Sacramento, San Diego e Santa Barbara. Isso tudo por conta da imensa variedade de restaurantes étnicos, chefs renomados e produtos agrícolas. Essa exclusividade é de extrema importância no planejamento de roteiros gastronômicos.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com