Hotel Toriba apresenta “Vinhos e Culinária da Mantiqueira”

A região da serra da Mantiqueira reúne diversas opções de entretenimento, turismo e gastronomia, especialmente em Campos do Jordão. Imagine descobrir os grandes prazeres da região, experimentando os melhores produtos locais e ainda desfrutar de lindas paisagens, tomadas por mata nativa, na cidade mais alta do país. Eis a proposta memorável do Hotel Toriba que a partir do dia 29 de novembro realizará a primeira edição do “Vinhos e Culinária da Mantiqueira”.

Serão três dias de imersão, para hóspedes e não hóspedes, com direito a momentos gastronômicos com os Chefs André Boccato e Jeferson da Matta Santos, além da curadoria vinícola dos sommeliers Chico Lima e Daniel Adiron Ribeiro. Foram programados momentos únicos, como os passeios guiados em duas das vinícolas de maior destaque da serra, a Villa Santa Maria e Entre Vilas. A primeira, localizada no Vale do Baú, na Serra da Mantiqueira, fundada em 2004 plantando uvas bordalesas como Cabernet Suavignon e Franc, Merlot, Syrah, hoje Villa Santa Maria possui 60 mil pés, das quais 30 mil aumentaram o portfólio de rótulos em homenagem a nona Brandina com uvas Chardonnay, Suavignon Blanc e Viognier. Já a segunda, Entre Vilas, nasceu em 2005, quando o Engenheiro Agrônomo Rodrigo Veraldi Ismael decidiu implantar um vinhedo a 1600 metros de altitude, no planalto do Baú em São Bento do Sapucaí. O pequeno vinhedo formado basicamente por castas francesas como Pinot noir, Cabernet Sauvignon e Franc, além da Shiraz implantadas em estruturas tipo túneis, que protegem as vinhas das chuvas do verão e permitem assim o manejo no ciclo natural da videira. Serão realizadas degustações de espumantes e vinhos, como Brandina Chardonnay 2019 com características aromáticas de frutas com polpa branca como abacaxi, pera e maçã verde, o Brandina Sauvignon Blanc 2019 com características aromáticas intensa, que apresenta acidez equilibrada, o espumante Brandina Extra Brut Chardonnay feito no sistema charlatanesca com perlage fino e persistente, com uvas colhidas no verão da Serra da Mantiqueira com acidez equilibrada e de aromas florais e frutas cítricas. Além de farta apresentação de pães, queijos e frutas regionais, por Rodrigo Veraldi, que surpreendem pelo sabor.

Haverá ainda aula de culinária, com os chefs André Boccato e Jeferson da Matta, que comanda os restaurantes do Hotel Toriba, a dupla apresentará pratos e aperitivos que harmonizam perfeitamente com algumas iguarias locais. No cardápio haverá o Baião da Montanha, uma espécie de Baião de dois revisitado, em que o destaque fica para o uso da linguiça Toriba que leva carne de javali e pinhão. Além das especialidades da casa como a tradicional galinha caipira e o risoto da Mantiqueira que leva cachaça da região, café, arroz Ruzene, azeite Oliq e queijo. Lembrando que todos os dias será realizada uma feira de produtos regionais com a curadoria do chef André Boccato para que os participantes levem na bagagem além das boas lembranças, as delícias da Mantiqueira.

Pensando na saúde e bem-estar de todos os participantes, hóspedes e colaboradores, foram adotadas todas normas e procedimentos recomendados para o setor. Para maior comodidade o check-in é online, enquanto o check-out agendado. Vale lembrar que dispensers de álcool gel 70%, são oferecidos nas áreas comuns e nas acomodações.

Programação Vinhos e Culinária da Mantiqueira 

29/11/20

17h Check-in hospedagem Hotel Toriba

18h Happy Hour Toribinha Bar & Fondue

Vinhos da Mantiqueira – Vinícolas Davo e Luiz Porto

Apresentação pelos Chefs André Boccato e Jeferson da Matta Santos e curadoria vinícola dos sommeliers Chico Lima e Daniel Adiron Ribeiro

30/11/20

08h Café da Manhã

10h Visita à Vinícola Entre Vilas

Apresentação e degustação de produtos regionais (frutas, vinhos e queijos) vinhos da própria Vinícola

Apresentação Rodrigo Veraldi

17h Aula culinária Toribinha Bar & Fondue

André Boccato

Chef Jeferson da Matta (chef hotel Toriba)

Baião da Montanha (adaptação do Baião de Dois)

19h Jantar Estacao Toriba

Vinhos das Vinícolas Entre Vilas, Davos e Luiz Porto

Acompanhamento pelo Sommelier Daniel Adiron Ribeiro

01/12/20

08h Café da Manhã

10h Visita à Vinícola Villa Santa Maria

Apresentação e degustação de vinhos e brusquetas

Apresentação pelo Sommelier Christian Pinotti

17h Aula culinária

Toribinha Bar & Fondue

André Boccato

Chef Jeferson da Matta Santos

Risoto da Mantiqueira cachaça da região, café, arroz Ruzene, azeite Oliq, queijo Jordão

Galinha Caipira

19h Jantar – Vinhos da Vinícola Villa Santa Maria

02/12/20

Check-out até 14h

Mais informações e reservas:

(12) 3668-5000 E-mail:

[email protected]

C.Turismo

[email protected]