Loraine Ricino homenageia a GOL pelos seus 20 anos

Artigo publicado no http://loricino.blogspot.com/2021/02/feliz-aniversario-de-20-anos-gol-linhas.html

 

Mesmo um mês depois achei lindo , maturo e emocionante, eis na íntegra.

 

Sim, 15 de janeiro de 2021 é um dia de festa para a GOL. Porém, não somente para ela e todos nós que nela trabalhamos, mas para o nosso país. Quantas empresas brasileiras chegam aos 20 anos? Pelo que consta, seis em cada dez fecham com cinco anos de idade aqui em nosso Brasil.

 Então, sim, nosso aniversário hoje é motivo de festa para essa grande nação. Um sonho que se tornou uma realidade, uma empregadora de mais de quinze mil pessoas apaixonadas pelo que fazem e desesperadas para que nossos clientes fiquem satisfeitos com a experiência que proporcionamos.

Lá atrás, fichas foram apostadas para que nos tornássemos uma grande empresa. A aventura não foi fácil ao tentarmos garimpar um lugar ao sol.

Inovação mantém organizações vivas e isso é inegável. Nós temos esse DNA também.

E quantas grandes organizações não evaporaram nos últimos anos ao subestimaram essa prática? No entanto, não é somente disso que se trata: obtenção de lucro, negócios sustentáveis, reinventar-se a cada instante, ser capaz de mudar o rumo dos negócios, caso necessário, flexibilizar, ser ágil.

É preciso que o propósito seja a maior causa de todas.

O colaborador tem que acreditar, se orgulhar, querer fazer parte, se conectar, ter crenças nas decisões tomadas.

O propósito deve estar em tudo que fazemos para que compartilhemos os valores de onde passamos a maior parte do nosso dia.

O propósito emociona, engaja, faz com que relações de confiança sejam cultivadas e, aí sim, conseguimos desenvolver nossas atividades com excelência e nos motivarmos no cumprimento das metas.

Na GOL é assim. O nosso propósito é a nossa maior causa.

Nem sempre é fácil fazer o cliente enxergar o nosso desejo de que sua relação com a gente seja impecável, sem fricção, pois, como tantas outras organizações, temos muito a fazer ainda.

Nos frustramos demais quando não nos esmeramos, quando recebemos críticas negativas. Mas isso nos dá ainda mais forças para que coloquemos o avião em seu prumo novamente, sabendo que temos muito a aprender e, o principal, a fazer por nós mesmos, pela sociedade e pelo Brasil.

Os desafios são diários e imensos. Somos uma empresa de operação, cujo valor número um não poderia ser outro que não a segurança de todos.

Entretanto, embora focalizados noite e dia nesse preceito, até em função do nosso setor, temos muita consciência a respeito dos outros papéis que devemos exercer como instituição: entregar aquilo que vão buscar quando optam pela nossa marca e em como essa entrega será feita.

Se após 20 anos, não chegamos ao ápice, é porque ainda somos jovens, caminhando para a maioridade. Assim como na vida de uma pessoa, essa é a fase em que devemos tomar as decisões mais importantes da nossa vida, aquelas que nortearão como viveremos nas próximas décadas.

E tomamos.

Vamos continuar mergulhando mais fundo em nossas fraquezas, entender o que podemos fazer para melhorar processos, aprofundar nosso conhecimento em enredos complexos como: questões sociais, ambientais e de governança.

Ao longo dos próximos anos, certamente após muitos erros, mas muitos acertos também, diremos uns aos outros que continuamos firmes e fortes em nosso propósito.

Seguramente, não só a nação GOL sairá dessa melhor do que entrou, mas toda a sociedade e o nosso país, do qual tanto nos orgulhamos.

Eu sou muito feliz por ser uma das Águias, por fazer parte desse time há quase cinco anos, por ter apoio, por ver que estamos todos engajados, todos mesmo, em não apenas continuar a fazer a nossa laranjinha se superar e seguir envelhecendo, maturando, mas sobretudo por enxergar e sentir de perto que o objetivo é maior e sua realização poderá mudar a vida de todos nós, como uma sociedade em ascensão que somos.

Aos nossos clientes, tenham a certeza de que o nosso desígnio passa por nos aperfeiçoarmos ainda mais e entregarmos não somente produtos e serviços com qualidade, mas jamais esquecer de que cada um de nós é um indivíduo diferente, com necessidades distintas, portanto, levando ainda mais em consideração as experiências em cada etapa conosco.

Feliz aniversário, GOL querida. Muita saúde e muitos anos de vida. Que juntos possamos estabelecer e viver em uma país ainda melhor.

C.Turismo

[email protected]