Tembici libera bicicletas por QR Code em Salvador

Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, anuncia nesta terça-feira (09), o lançamento de funcionalidade no Bike Salvador: a liberação de todas as bicicletas do sistema por meio de QR Code. Salvador recebeu a atualização que vai ao encontro dos novos hábitos de cuidados pessoais exigidos durante a pandemia, uma vez que o usuário não precisa digitar os códigos no dock das estações para destravar a bicicleta, basta aproximar o celular, evitando contato com o equipamento.

Nas praças em que a função já foi implementada, os resultados são extremamente positivos: no Bike PE, 60% dos desbloqueios já são por QR Code e no Bike Rio, que conta com a funcionalidade  há pouco mais de um mês, já supera 42%. A novidade está disponível na plataforma Android e iOS.

O projeto tem papel fundamental em Salvador e nas demais cidades em que está presente, pois contribui significativamente para a diminuição de emissão de CO² – em 2020 foram mais de 230 toneladas economizadas, somente em Salvador – e construção de cidades mais inteligentes, com trânsito funcional e qualidade de vida para as pessoas. Em um levantamento realizado pela Tembici, de dezembro para janeiro houve um crescimento de viagens de 13% e 38% em novos usuários. A empresa também comparou janeiro deste ano com o mesmo período em 2020 e as viagens cresceram 71%, enquanto usuários aumentaram em 74%.

“Cada vez mais os soteropolitanos enxergam as bicicletas como a melhor opção de transporte. Estamos empenhados nos investimentos relacionados à tecnologia e não temos dúvidas que o novo sistema de liberação vai potencializar a praticidade e segurança do uso das bikes, assim como já tem acontecido nas praças que já possuem a função”, diz Nicole Barbieri, Gerente Regional da Tembici.

Higienização e cuidados

Alinhado às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a bicicleta como principal modal de transporte neste período de pandemia, a Tembici reforçou a higienização de todas as bikes e estações. Além da limpeza diária com álcool 70%, ainda no centro de operações da empresa, todas as bikes são lavadas com cloro diluído em água. Mesmo com a limpeza recorrente, a Tembici recomenda que os usuários também apliquem álcool em gel 70% nas mãos antes e depois de utilizar as bicicletas, além de fazer uso de máscara.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com