Conheça mais sobre o Protocolo de Segurança da Costa Cruzeiros

Para que os hóspedes saibam mais sobre o Protocolo de Segurança vigente nos navio da Costa, a companhia disponibiliza em seu site o material elaborado por um painel independente de conceituados cientistas, que visa garantir condições sanitárias seguras para reforçar as medidas estabelecidas por cada país onde opera. Graças à iniciativa, que já está em vigor em todas as operações da companhia, e por seguir as rígidas diretrizes estabelecidas pela Cruise Lines International Association, a Costa Cruzeiros foi a primeira armadora no mundo a obter o certificado RINA Biosafety Trust.

Com a experiência de mais de 73 anos na operação de viagens de navio, a Costa Cruzeiros sempre levantou como principal bandeira de suas operações a Segurança, dos hóspedes, de sua tripulação e das comunidades. Por isso, diante do contexto atual e em respeito aos turistas e a população de cada cidade por onde passam os seus navios, a empresa esclarece todos os pontos de dúvidas sobre as boas práticas sanitárias adotadas em todas as suas operações.

“O que oferecemos aos nossos hóspedes, com o protocolo vigente, é a mais alta tecnologia combinada a um rigoroso protocolo para o bem-estar de nossos clientes, tripulantes e, sem dúvida, dos habitantes das cidades por onde os navios passam. Temos uma responsabilidade enorme com a sociedade e o meio-ambiente”, afirma Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para América Central e do Sul.

Para que os hóspedes saibam mais sobre o Protocolo de Segurança, a companhia desenvolveu um guia com “10 informações para um cruzeiro completamente seguro”, que mostra em 10 passos o protocolo válido o check-in online, embarque, excursões, entretenimento, restaurantes, bares, espaços do navio, equipamentos de segurança, tripulação, checagem de temperatura, equipe médica e cuidados com a higienização a bordo.

Dentre os pontos chaves do Protocolo de Segurança da Costa, a companhia destaca:

Tripulação

Todos os tripulantes são testados com o diagnóstico PCR-RT antes de deixarem seus países de origem.

Antes de embarcarem nos navios da companhia, os tripulantes passam por mais um teste diagnóstico PCR-RT, a temperatura corporal é medida e todos passam por um questionário de saúde. Após o embarque os tripulantes fazem uma quarentena, em suas cabines, antes de iniciarem suas funções.

A tripulação também passa por uma triagem da temperatura corporal pelo menos uma vez por dia.

Nas áreas destinadas à tripulação, existe um amplo leque de informações, por meio de placas, telas digitais e anúncios sonoros, contendo as principais regras de higiene e como administrar corretamente a interação com os hóspedes.

Hóspedes

Para o embarque, a fim de resguardar a saúde dos passageiros e todos os outros hóspedes com mais de 6 anos de idade, uma série de procedimentos foram implementados de acordo com os protocolos de saúde vigentes e em total conformidade com os regulamentos aplicáveis, incluindo:

• Teste de diagnóstico da Covid-19 (teste PCR) para todos os passageiros, tripulantes ou convidados (os custos são cobertos pela Costa);

• Conferência da temperatura corporal via sistema infravermelho no embarque: se a temperatura corporal estiver acima de 37,5 ºC ou se constatarem sintomas de gripe, será necessário um exame médico mais completo;

• Verificação do estado de saúde, caso mude o status, desde o preenchimento do questionário médico feito durante o check-in online;

• Presença de equipe especializada para monitorar o estado de saúde dos passageiros.

A equipe responsável irá, portanto, avaliar o estado de saúde de todos os passageiros a bordo do navio: para proteger a saúde dos hóspedes e tripulantes, a Costa pode não permitir o embarque se as condições de segurança necessárias não forem atendidas.

Como medida preventiva adicional, os passageiros em um cruzeiro de 7 dias são submetidos a um teste diagnóstico PCR durante o cruzeiro. Os custos do teste são integralmente cobertos pela Costa.

Excursões em terra

A diversão segura não acontece só a bordo. As excursões exclusivas proporcionadas pela companhia permitem que hóspedes embarquem e desembarquem também com conforto e proteção. O Protocolo de Segurança Costa estabelece novos procedimentos que garantam o distanciamento social, como tamanho limitado dos grupos, uso de fones de ouvidos descartáveis, exigência do uso de máscaras e sanitização constante dos ônibus.

Além dos tripulantes, os guias e motoristas de ônibus das excursões são testados antes de iniciar as excursões.

Entretenimento e adaptação de processos

As áreas comuns dos navios, como piscinas, cassinos, spas, restaurantes e academias, passam a funcionar sob medidas sanitárias específicas para garantir a diversão de todos os passageiros, tais como sinalização nas entradas de todas as áreas de alto tráfego, disponibilização de dispensadores de álcool gel para o cuidado das mãos limpas, imposição do uso obrigatório de máscaras, número limitado de pessoas que as acedem e equipe de bordo encarregada a supervisionar de maneira contínua o cumprimento das regras.

Em relação às condições de ar puro, as áreas públicas contam com novos métodos de desinfecção que incluem nebulizadores que eliminam vírus, sistemas de ventilação integrados que oferecem filtragem ideal do ar fresco externo, minimizando a circulação do ar interno.

Outro ponto importante é que toda higienização das áreas comuns é realizada várias vezes ao dia por uma equipe especialmente treinada com novos métodos de desinfecção, que incluem nebulizadores para eliminação de vírus. Além disso, um time qualificado também realiza a desinfecção das cabines diariamente, para acabar com qualquer possibilidade de contaminação por qualquer tipo de vírus.

Centro médico

A Costa Cruzeiros dispõe de uma tripulação formada tanto no cumprimento de protocolos e normas de segurança quanto em procedimentos de intervenção no caso de um passageiro apresentar indícios de problemas de saúde. Todos os membros da tripulação são submetidos a verificações diárias de temperatura e saúde corporal e constantemente monitorados. Em todos os navios da Costa Cruzeiros há um centro médico totalmente equipado, composto por médicos profissionais e equipe de saúde qualificada e experiente, além de médicos especializados em termos de protocolos de atendimento e normas sanitárias de combate à propagação da COVID-19.

Tecnologia a bordo

Alinhada às questões de segurança sanitária e à sustentabilidade dos navios, a Costa Cruzeiros também investiu em tecnologia. Assim, a companhia optou por reduzir os papéis e substituí-los por um intuitivo aplicativo para os hóspedes, o Costa App, assim como QR codes, telas digitais e monitores interativos nas áreas comuns dos navios, que oferecem diversas informações sobre a estadia e entretenimento. Também estão disponíveis nas cabines um canal de televisão dedicado para informações e o novo serviço Call Me, um confortável atendimento personalizado por telefone.

“Temos no nosso DNA tanto a Segurança quanto a Sustentabilidade. Como todos os hóspedes estão sempre acompanhados de seus smartphones, optamos por soluções modernas e práticas para tornar a experiência Costa Cruzeiros ainda mais especial”, destaca Dario Rustico.

Para conhecer mais sobre a Costa Cruzeiros em todo o mundo e o Protocolo de Segurança Costa, acesse https://www.costacruzeiros.com.br ou o portal exclusivo para agências de viagens Costa Extra https://www.costaextra.com.br .