Olivocultura será abordada no Connection Experience

Desde de 2016 houve uma grande variação na produção do azeite de oliva no Rio Grande do Sul. Uma especial surpresa, já que os produtores deste “ouro líquido”, como é chamado, são, majoritariamente, de fora do Brasil. O principal produtor é a Espanha.

A  importância deste produto no Rio Grande do Sul será destacada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, no Connection Experience, que inicia nesta quinta-feira, dia 9, em Canela. Ele estará no painel Turismo Rural: experiências autênticas e o mercado 4.0, fazendo uma conexão com o painelista Leandro Choi, da Argentina, país referência em estâncias e turismo rural.

De acordo com Fernandes, no Estado existem quase 6 mil hectares de oliveiras plantadas. O Ibraoliva possui cerca de 70 associados e 40 marcas vinculadas, número este que vem crescendo. O cultivo, no entanto, segue em crescimento. Conforme a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, já em 2021 foram produzidos 202 mil litros de azeite de oliva.

Em sua apresentação, Fernandes vai destacar que o olivoturismo está sendo um agregado à produção do fruto. “O turismo neste segmento está crescendo, hoje considero a olivicultura a nova fronteira do turismo”, afirma.

As inscrições para a modalidade presencial encerram nesta terça-feira, dia 7. Restam pouquíssimas vagas, devido ao número de participantes ser limitado por conta dos protocolos sanitários. O credenciamento on-line segue até o dia do evento.

 

Eixos temáticos

Nesta imersão de dois dias, o período da manhã será reservado para a apresentação dos conteúdos com palestrantes internacionais e cases brasileiros. O evento foi dividido em eixos temáticos como Natureza, Diversidade e Turismo, que terá como país convidado para a palestra a Costa Rica; Turismo Gastronômico: Originalidade e Premiunização terá a Itália como apresentador do painel; Turismo Rural: experiências autênticas e o mercado 4.0, será com a Argentina e Turismo do Vinho e a Experiência Enogastronômica, o Chile será o painel internacional.

Os cases brasileiros como o CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis, o conceituadíssimo chef Daniel Paiva, o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura, Renato Fernandes, e o proprietário de vinícola que elabora vinhos de altitude em Santa Catarina, Eduardo Bassetti, entre outros importantes nomes para o cenário de turismo de experiência no Brasil, também vão abordar suas experiências de sucesso aos participantes na 5ª edição do Connection.

Além desta centralização, outros temas como: Agroturismo e Roteiros Rurais; Experiência Gaúcha: a cultura como impulsionadora do turismo no Rio Grande do Sul, também serão apresentados ao público presencial exclusivo de 250 pessoas.

As experiências técnicas vão beneficiar ao participante vivências de natureza e gastronomia nas atrações Pé da Cascata Explorer (novo roteiro da Brocker Turismo), Vitivinícola Jolimont (única da Região das Hortênsias e com produtos premiados no exterior), Alpen Park (aventura e diversão), Skyglass (primeira plataforma de vidro da América Latina), Parque Terra Mágica Florybal (magia e aventura em diversos cenários).

 

Novos valores

  • On-line: R$249,90, neste formato o participante tem acesso ao conteúdo dos painelistas em tempo real.

  • Presencial (vagas limitadas): R$599,90, a experiência inicia no espaço temático onde os conteúdos serão apresentados. O participante terá três refeições e será beneficiado com as visitas técnicas nas atrações de natureza e gastronomia que a cidade oferece.

  • Pacote Experience: a partir de R$1.655,90: inclui o acesso presencial aos conteúdos e experiências, além de hospedagem.

 

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com