RN Experience fomenta negócios no turismo

Oferecer uma experiência única, genuinamente potiguar, para cerca de 60 operadores e agentes de turismo do Sudeste brasileiro foi a proposta da primeira edição do Visite Rio Grande do Norte Experience. Evento realizado pelo governo do Estado, através da Setur e Emprotur, que teve abertura oficial na terça-feira, 21, no Centro de Convenções de Natal.

Durante os dias seguintes os convidados vivenciaram experiências gastronômicas, visitar destinos paradisíacos e conhecer a cultura popular do Rio Grande do Norte numa viagem de pós-tur.  A estrutura de todo o evento foi pensada para impulsionar a divulgação do estado neste momento de retomada da economia, ajudando a movimentar a cadeia do turismo e ampliando o relacionamento comercial entre o trade turístico local e operadores de viagens nacionais e internacionais. A ação conta ainda com a participação de 12 municípios potiguares convidados para apresentar seus serviços turísticos.

A abertura do RN Experience contou com a condução do cordelista Wagner Cortez, que apresentou toda a cerimônia declamando versos típicos da literatura de cordel, exibindo parte da cultura popular do Rio Grande do Norte para os convidados. Outra apresentação que chamou atenção da plateia foi o espetáculo “Bye, Bye Natal”, um musical que conta, com muito humor, a história da capital potiguar como sede de uma base americana na 2° Guerra Mundial. Ampliando a imersão na história de Natal, os convidados acompanharam ainda o primeiro episódio da websérie “Homi, deixe de guerra!”, produzida pelo Sebrae, que apresentou imagens da época em que Natal foi considerada um “trampolim” para a  vitória americana na guerra.

Na abertura, a secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Aninha Costa, destacou em seu discurso que o Rio Grande do Norte realiza uma gestão correta da pandemia, sempre amparada pela ciência, o que possibilita a retomada do setor turístico. Aninha afirmou ainda que o Rio Grande do Norte já está perto de recuperar toda a oferta de voos que tinha no período pré-pandemia.

“O turismo no Rio Grande do Norte já demonstra sinais claros de aquecimento, estamos em ritmo de crescimento. Inovações como o Visite Rio Grande do Norte Experience podem ajudar na retomada, dando visibilidade ao estado como um destino turístico relevante, e também apoiando a sustentabilidade econômica das comunidades que vivem da atividade turística”,  afirmou a secretária.

Nos discursos de abertura, a importância do plano de retomada do setor turístico também foi lembrada por representantes do trade potiguar. Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio, destacou que o Rio Grande do Norte está fazendo o “dever de casa” na retomada, e que a prova disso é que o estado foi o primeiro do país a obter o Selo Destino Seguro, o que respalda destinos com segurança biossanitária.

“Estamos iniciando um período de boas notícias! Vivemos, agora, a retomada plena do nosso setor de eventos e o Rio Grande do Norte tem figurado entre os destinos mais procurados pelos viajantes no Brasil. Sabemos que este é um ciclo positivo que movimenta diversos segmentos do nosso setor produtivo, trazendo novas oportunidades de retomada de empregos e geração de renda”, afirmou Queiroz em seu discurso na abertura do RN Experience.

Avaliação positiva que também é compartilhada por Abdon Gosson, Presidente da ABIH-RN. Ele acredita que ações como o RN Experience trarão bons resultados para o turismo potiguar. “Essa foi uma excelente ideia da nossa Secretaria de Turismo e da Emprotur. Trazer para cá os melhores vendedores do nosso destino. Uma experiência excelente que poderemos continuar nos próximos anos. Com certeza essa ação trará excelentes resultados para o turismo do nosso estado”, afirmou o representante do trade.

A realização de eventos que ajudem na retomada do setor turístico também é celebrada por companhias como a ITA – Transportes Aéreos, transportadora oficial do RN Experience. “Eventos como esse são extremamente importantes. Vindo de uma pandemia como essa é necessário todo mundo participar dessa retomada. E a Itapemirim apoia todo esse processo”, afirmou Fabiano Oliveira, diretor comercial da ITA.

Os operadores que estão vivendo a experiência de conhecer o Rio Grande do Norte também destacam a importância do evento nesse momento de retomada da economia. O gerente geral de turismo nacional da Abreu, Felipe Cuadrado, acredita que vivenciar in loco um destino pode ajudar os operadores a perceber os diferenciais do lugar, ajudando a moldar os produtos que serão oferecidos aos clientes.

“Participar deste evento é uma experiência ímpar. É a concretização da retomada do turismo. É de suma importância que a gente conheça o destino. Conhecer por apresentação, ou de forma digital, não dá o mesmo sentido de viver in loco. A gente vivenciar o destino é poder aprender a vender coisas diferentes, saber os diferenciais daquele destino”, afirmou.

O Rio Grande do Norte Experience conta com importantes parceiros em sua relização como a  ITA Transportes Aéreos, a Universal Assistance, seguradora oficial do evento, e os apoios institucionais da FECOMÉRCIO, SEBRAE, Natal Convention, Sindbuggy, ABAV/RN, Sindetur e ABRASEL. A execução é de responsabilidade da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do RN, ABIH-RN, por meio de termo de fomento com a Emprotur.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com