Chapada Diamantina tem o primeiro Winemakers do Norte Nordeste

A Bahia ganha mais um atrativo. Começa em outubro a primeira Edição do Projeto Winemakers – Chapada Diamantina, projeto pioneiro no Norte/ Nordeste e segundo do Brasil. O curso contará com 20 participantes e vai ensinar a produzir vinho desde o manejo do solo e da planta, passando pelos processos de vinificação até o engarrafamento da bebida já finalizada. Interessados podem ter mais informações no site www.wmchapadadiamantina.com.br .

Com carga de 144 horas, esta também é uma oportunidade para quem deseja aprender as operações agrícolas de um vinhedo e a elaboração de vinhos, na teoria e na prática. As aulas serão ministradas por nomes como Jairo Vaz, Engenheiro Agrônomo, o Enólogo Flávio durante um dos responsáveis pela produção do projeto Testardi, e o Sommelier Marcelo Freitas, idealizador do Winemakers – Chapada Diamantina e da Escolha Vinho Simples (@vinhosimples.br), que acompanham de forma presencial todas as etapas do programa.

O projeto é realizado na sede da Vinícola Vaz em oito etapas, de acordo com o estágio do vinhedo e o processo enológico. No local, os interessados acompanharão a brotação e floração dos vinhedos, a chegada das uvas, a colheita e a vinificação até chegar a noções de sommeliaria e engarrafamento.

Módulos como a história do vinho, tratos culturais da videira, as variedades de uvas viníferas no Brasil e no mundo, técnicas enológicas e análise sensorial (visual, olfativa e gustativa) fazem parte do projeto.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com