Em meio à crise hídrica, Stemac garante Natal Luz de Gramado com 6,5MVA em grupos geradores

Após mais de um ano de restrições impostas pela Covid-19 e em meio à maior crise hídrica dos últimos 91 anos, o Natal Luz de Gramado (RS), maior evento natalino da América Latina, está de volta, em sua 36ª edição e público estimado em 2,5 milhões.

De 28 de outubro a 30 de janeiro de 2022, muitas luzes enfeitarão a cidade, que contará com apresentações teatrais, musicais, desfiles e atividades que criam sensações e emocionam o público, resgatando a simbologia do Natal.

A abertura do evento aconteceu no palco do Lago Joaquim Bier, com um concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado e uma breve apresentação de cada espetáculo do Natal Luz 2021.

E, para garantir a autonomia e continuidade dos espetáculos em caso de falhas e faltas de fornecimento de energia, a Stemac, patrocinadora oficial do evento, disponibilizou 6,5MVA de potência total instalada em grupos geradores à festa. O montante tem capacidade suficiente para atender a uma cidade de 8 mil habitantes, como Capitólio, em Minas Gerais, por exemplo.

“As pessoas vêm a Gramado durante o período para conhecer a cidade iluminada, que faz parte da magia do Natal. A Stemac garantirá a autonomia energética em todos os espetáculos do evento, como fazemos há mais de duas décadas. Mesmo com a crise hídrica e o temor de um apagão, que poderia causar falhas e faltas de fornecimento de energia, o Natal Luz terá sua energia garantida”, destaca Valdo Marques, Vice-Presidente Executivo da Stemac.

Além disso, segundo o executivo, o Natal Luz é responsável por impulsionar setores importantes da economia, como turismo, comércio e hotelaria, e pela geração de muitos empregos em Gramado e outras cidades próximas. Vale destacar que a festividade conta com lugares limitados, protocolos sanitários e distanciamento controlado, além de ingressos trocados por alimentos não perecíveis.

Conhecida por ser a “Energia do Natal Luz” há mais de 20 anos, a Stemac disponibilizou equipamentos que ficarão espalhados por todos os pontos de eventos e centro da cidade, garantindo um sistema de geração de energia seguro e autônomo, sem interrupção. Uma equipe técnica de 15 colaboradores também foi disponibilizada pela empresa para o evento e acompanhará todas as operações durante o período do Natal Luz.

A fábrica da Stemac tem uma capacidade produtiva de 15 mil unidades por ano. Diante das dificuldades enfrentadas por toda a indústria com a falta de matéria-prima e componentes, a companhia montou planos de contingência com a cadeia de fornecedores. A empresa tem os maiores players mundiais como aliados estratégicos e trabalha em conjunto para manter a capacidade de entrega garantida para este ano.

O Natal Luz de Gramado conta com eventos gratuitos e pagos, que acontecerão, inclusive, nas noites das festas de Natal e Ano Novo. Para participar, é exigida a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, chamado passaporte vacinal, além de utilização da máscara.

Maior especialista nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, a Stemac projeta e executa soluções em energia através da maior estrutura de atendimento do segmento.

Com organização própria distribuída estrategicamente em 24 estados do país, a empresa oferece acompanhamento integral em projeto, fabricação, instalação, peças e serviços. E mantém parcerias internacionais que garantem a qualidade e a permanente atualização tecnológica dos seus produtos.

A Stemac foi a primeira empresa brasileira do setor a obter a certificação ISO 9001, em 23 de outubro de 1998. A certificação é assegurada através de sistemáticas auditorias realizadas pelo principal órgão certificador do Brasil, o BVC (Bureau VeritasCertification), atendendo aos mais rigorosos princípios de Gestão da Qualidade.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com