IBGE aponta Pernambuco como destino destaque na retomada

A mais recente Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (10) pelo IBGE, confirma Pernambuco como um dos destinos de maior destaque na fase de retomada das atividades turísticas em todo o País. O Estado aparece como vice-líder no ranking do índice do volume das atividades turísticas no mês de dezembro do ano passado, com 110 pontos, enquanto a média nacional foi de 86,5.  Goiás é primeiro colocado, com 117,7.

 

Em comparação ao mês de novembro, houve um aumento de 1,3% no índice do volume das atividades turísticas com ajuste sazonal, o que aponta que o setor segue em crescimento mês a mês.

 

No acumulado de janeiro a dezembro de 2021, o Estado se consolida como o segundo do País, somando 96,5 de média do índice das atividades turísticas, tendo novamente apenas Goiás na dianteira. No panorama dos Estados nordestinos estudados pelo IBGE, aparecem ainda a Bahia, com 85, e o Ceará, com 73, fechando com Pernambuco o ranking dos três maiores da região no ano.

 

“Encerramos o ano de 2021 como um dos Estados de maior destaque no volume das atividades turísticas do País, o que significa que a retomada do turismo em Pernambuco está em franca ascensão. Crescemos mês a mês, mesmo com toda a dificuldade trazida pela pandemia. Este resultado nos deixa bastante animados para reforçar as ações de promoção do destino Pernambuco, especialmente no interior do Estado, que tem papel fundamental na retomada. Preparamos a nova fase do projeto Bora Pernambucar com muito carinho, sabendo da importância do turismo para a economia pernambucana”, salienta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

 

Com relação ao índice da receita nominal com ajuste sazonal, também estudado pelo IBGE, o Estado ocupa a quarta posição no acumulado de 2021, com 107, atrás de Goiás (123), Bahia (111) e Santa Catarina (109).

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com