Pernambuco tem mais voos e já recebe 94% dos passageiros da pré-pandemia

Uns dos indicadores que endossa o sucesso na retomada das atividades econômicas, turísticas e culturais em Pernambuco são os resultados advindos do setor da aviação. E mais uma vez, o Estado comemora ótimos números na malha aérea, referentes ao mês de abril. De acordo com dados da Anac, interpretados pela Unidade de Pesquisa da Empetur, o Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, principal terminal da capital pernambucana, ultrapassa em 5% o volume de voos previstos para este mês de abril com relação ao mesmo período em 2019, na pré-pandemia. Pelo segundo mês, os dados apontam total crescimento do segmento em território pernambucano.

 

Ainda de acordo com a análise, o equipamento aeroportuário tem previsão de operar neste mês nada menos que 5.825 pousos e decolagens. Com relação às demais capitais do Nordeste, Salvador deve operar 4.285 voos, e Fortaleza, 2.683 voos, entre partidas e chegadas. O terminal pernambucano vai operar com média diária de 194 frequências, entre pousos e decolagens.

 

“O Turismo de Pernambuco segue se recuperando e mostrando toda a sua força. E a aviação é, sem dúvida, um dos segmentos que mais se desenvolve nesta fase de prá-pandemia. Temos mais voos previstos para este mês que em abril de 2019, ano em que no turismo local estava em crescimento, então este é um resultado muito bom. Ter uma malha robusta, com ligações diretas para várias cidades, é, sem dúvida, um dos trunfos do Estado nesta retomada”, comemora a secretária de Turismo e Lazer, Milu Megale.

 

A malha aérea do Recife mantém 36 voos diretos para os seguintes destinos: Aracaju, Aracati (CE), Belém, Brasília, Campina Grande (PB), Caruaru, Confins (BH), Cuiabá, Fernando de Noronha (PE), Fortaleza, Goiânia, Ilhéus (BA), João Pessoa, Juazeiro do Norte (CE), Maceió, Manaus, Mossoró (RN), Natal, Palmas, Patos (PB), Petrolina, Porto Alegre, Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São Luís, Serra Talhada (PE), São Paulo (Campinas, Congonhas, Guarulhos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto), Teresina, Vitória e Uberlândia (MG), além de Lisboa, via TAP, a única ligação internacional atual.

 

Outro motivo de comemoração com relação à aviação do Estado é o incremento na movimentação de passageiros. Dados fornecidos pela Aena Brasil, que administra  o terminal, apontam que, em fevereiro, circularam pelo aeroporto da capital cerca de 640 mil passageiros.

 

O valor representa 94% do número de pessoas que chegaram e saíram pelo Aeroporto dos Guararapes em fevereiro de 2020, quando foi realizado o último Carnaval antes da pandemia. Naquele ano, foram 734 mil transitando pelo aeroporto.

 

“Resultados como esse da movimentação de fevereiro são a prova de que os turistas voltaram a Pernambuco e ajudam a aquecer a economia do Estado. Seguimos recuperando ligações e agora com foco especial no internacional, visando o mercado argentino. ”, salienta o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista. Em relação a 2021, já durante a pandemia, o aumento da movimentação de passageiros foi de 18%.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com