Procissão de Ramos abre Semana Santa na Páscoa em Gramado

O terceiro final de semana da Páscoa em Gramado – Gramado Aleluia foi repleto de atrações lúdicas e religiosas. Um dos pontos altos foi a Procissão de Ramos na manhã de domingo, dia 10, pela avenida Borges de Medeiros. Mais de 1.500 pessoas acompanharam o rito religioso que abriu a Semana Santa. Após a bênção dos ramos pelo padre Lucas Peres, a procissão partiu da Vila de Páscoa, ao lado da rodoviária, até a Igreja Matriz São Pedro, onde ocorreu a missa.

Em tom emocionante, um personagem representando Jesus Cristo fez o percurso montando num jumento e um elenco usou roupas de época para simbolizar a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. Na chegada da procissão, os fiéis que acompanharam o cortejo saudaram o Rei Humilde com ramos de oliveira. “Os ramos são usados para acolher e aclamar Cristo como rei. Porém, o reinado se manifestou na cruz e na ressurreição”, explica o padre Lucas.

Além da Procissão de Ramos, a programação do Gramado Aleluia terá outro cortejo ao ar livre. Na Sexta-feira Santa, dia 15, a partir das 20h, a Procissão dos Passos vai mostrar a via crucis de Cristo. Ao todo, serão 14 cenas, nove carros e mais de 400 pessoas participando com figurinos de época entre artistas e pessoas da comunidade católica de Gramado. O Gramado Aleluia conta com ampla programação nos templos religiosos: http://pascoaemgramado.net.br/programacao-religiosa.

Veja nossas sugestões de passeios em Gramado:

Para você que não abre mão da segurança de chegar ao Aeroporto e ter alguém a sua espera.
Transporte do Aeroporto de Porto Alegre ou Caxias do Sul para Gramado ou Canela (ida e volta) com todo o conforto e segurança que só a Brocker Turismo pode oferecer. Compre seu transfer aqui: https://brockerturismo.com.br/servicos/traslados/transfer-transporte-ida-e-volta-aeroporto-porto-alegre-para-gramado-ou-canela?ida=860 

Passeio na zona Rural de Gramado. A história da vida de homens e mulheres – alemães, italianos, franceses e gaúchos – que escolheram um bom lugar para viver e, através de seus costumes, mesa farta, religiosidade e empreendedorismo, transformaram a pequena cidade serrana em referência turística e cultural. Compre aqui: https://brockerturismo.com.br/servicos/passeios-tours/tour-linha-avila?ida=860

O aspecto lúdico da Páscoa também contou com extensa programação artística e cultural no final de semana. A Parada de Páscoa pela avenida Borges de Medeiros é uma das atrações consagradas. Na Rua Coberta, estão instalados o Espaço Kids Criamigos e o Palco, que recebe atrações teatrais e musicais de sexta a domingo. Já na praça das Etnias, funciona diariamente a Vila de Páscoa. Além de espaço para comércio de artesanato e área gastronômica, a Casa do Coelho Pascoalino está instalada na praça. O personagem atende ao público de sexta a domingo, a partir das 17h.  O Vita Boulevard recebeu no sábado, dia 9, a Orquestra de Violões de Gramado.

Com todas as atrações gratuitas, a Páscoa em Gramado continua até domingo, dia 17. O evento é uma promoção da Prefeitura de Gramado, com realização da Gramadotur. Tem patrocínio master do Laghetto Golden. Companhia aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Co-patrocínio: Corsan – Governo do Estado do RS – Novas Façanhas no Meio Ambiente e Infraestrutura. Apoio: Criamigos Oficina de Ursos, Dona Nuvem – Invenções Adocicadas, Florybal Chocolates, Senac, Sicredi Pioneira, Stemac Grupos Geradores e Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco).

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com