Bebidas, gastronomia, humor e hospitalidade são universos compartilhados no BCB São Paulo 2022

Da análise antropológica à produção sustentável de bebidas, além de dicas para criar negócios bem-sucedidos em ambientes físicos e virtuais, estes são apenas alguns dos temas que farão parte do maior encontro do mercado de destilados premium da América Latina, o BCB São Paulo, programado para os dias 21 e 22 de junho, no Expo Barra Funda, e que terá na programação 26 palestras e mais de 120 marcas expositoras, nacionais e internacionais.

Organizado pela RX (Reed Exhibitions), o evento tem como objetivo reunir os principais players, incluindo bartenders, mixologistas, distribuidores e gestores de bares e restaurantes para discutir o atual cenário e apontar os rumos do setor. A expectativa é que 3.500 visitantes passem pelo espaço nos dois dias.

“O que não faltará é diversidade de produtos e assuntos que vão desde comportamento, novas receitas de drinks, lançamentos de produtos, dicas de atuação e oportunidades de networking e negócios”, afirma Daniel Pereira, gerente do BCB São Paulo.

Confira alguns destaques:

 

Patrocinadores

O evento conta com o patrocínio da DiageoPernod RicardBacardiCampariAmázzoni GinBeam SuntoriBrown-Formam, Águas PrataFantasticeasyIce, e The Gin Flavors (loja oficial do BCB) – que também levarão ao espaço seus produtos.

Diageo, por exemplo, apostará em lançamentos e conteúdos para engajar o público. “Estaremos presentes com dois estandes, levando tendências, experiências e novidades incríveis, como, por exemplo, o Johnnie Blonde, novo produto da família Johnnie Walker, que promete revolucionar a categoria de drinks com whisky. Além disso, promoveremos conteúdo com 6 slots de palestras focando em ScotchWhite Spirits, jornada para a lista de 50 best, entre outros assuntos superinteressantes”revela Nicola Pietroluongo, gerente de Trade & Social Advocacy da marca.

Segundo Pedro Lobo, diretor comercial da Pernod Ricard, a empresa reforçará o relacionamento e conhecimento também com exposição e palestras. “O evento é a ocasião ideal para o consumidor que busca o storytelling do uso da coquetelaria e quer descobrir o tem por trás de cada bebida, como os ingredientes e insumos utilizados. Os profissionais poderão aprender a criar drinks e levar para seus clientes conhecimento e experiência de consumo do produto”Sobre tendências, o profissional acrescenta que “para a Pernod Ricard, as bebidas prontas, conhecidas como ‘Ready to drink’, logo serão conhecidas por todos”.

A patrocinadora também contribuirá com conteúdo. Uma das palestras, “O negócio por trás do balcão”, trará especialistas convidados pela empresa, Elisson Dias e Humberto Munhoz, sócios da holding Turn The Table, entre outras.

Da mesma forma, a Campari Group que chamou Daniel Estevan, chefe de bar no Nosso Ipanema, para conduzir o tema “Gastronomia dos coquetéis: incorporando a cozinha nos coquetéis”. A fabricante também disponibilizará o seu portfólio de produtos de sucesso, além de divulgar seu projeto de capacitação.

“Levaremos para o evento a plataforma Campari Academy, que tem como objetivo proporcionar conteúdo educacional de qualidade. Além disso, compartilharemos as tendências mais atuais do mercado e ofereceremos coquetéis clássicos com as principais marcas indispensáveis no mundo da mixologia”, aponta, Murilo Marques, gerente do programa.

 

Conteúdos

A grade de apresentações organizada por Marco De la Roche, diretor de Educação do BCB São Paulo, estará dividida em dois espaços: a Arena Conteúdo – voltada para palestras inspiracionais, de negócios e movimentos do setor – e o Bar Mentoring, com foco na parte técnica e produtos. Como forma de oferecer uma jornada completa de atualização e conhecimento, os temas são variados e serão apresentados por nomes que são referência no cenário nacional e especialistas do Reino Unido, Chile, Argentina, Japão, Hungria e Itália.

“Buscamos trazer aos profissionais do setor um panorama de assuntos que estão movimentando os bares, inspirando tendências e pautando os novos rumos do mercado”, destaca De la Roche.

Neste sentido, compondo a jornada de negócios farão parte da programação as apresentações Bares feitos para durar, com os sócios Jean e Alan Ponce e Greg Caisley, do Guarita Bar, o Pattie´s e o Bar Confessionário; Como criar drinks rentáveis com a Stephanie Marinkovic, bartender, empresária e consultora de bar e Adriana Pino, bartender, mixologista e consultora; Empreender na internet – coquetelaria no digital, com Ricardo Puma Fuenzalida, bartender e diretor do Cocktail Channel; Coquetéis e comidas – a harmonização perfeita, com Eduardo Passarelli, proprietário do Goela Bar.

Em termos de tendências e inspirações, Produto, Atendimento e Conceito – O que é mais importante?, com Thiago Bañares, chefe de cozinha e bar manager do Grupo Tan Tan; Scotch Tapes, com Jenna Ba e Ervin Trykowski, criadores da proposta que alia música, whisky e coquetéis; Gin – Futuro com Sustentabilidade, com Ivano Tonutti, doutor em química, especialista em botânica e responsável por selecionar os 10 botânicos usados na composição do gin Bombay Sapphire; Projetos sustentáveis e criativos de bar, com Chula Barmaid, bartender, atriz e assessora, com passagens pelos cenários argentino, brasileiro e equatoriano – onde inaugurou o Bar de Mamatungu; serão destaques, entre outros assuntos.

Já temas que envolvem produtos e técnicas poderão ser conferidos em palestras como  Hospitalidade em 30 anos de carreira, com Marcello Gaya, embaixador da 1883 Maison Routin no Brasil; Introdução aos licores de umê – Choya, com Seiji Susuki, gerente global da marca; Cutelaria – Os segredos da afiação de facas, com o bartender e cuteleiro Fernando Lisboa; White Spirit Creative Canvas, com Jéssica Sanchez, mixologista, professora, proprietária dos Vizinho Gastrobar e Tokuri e embaixadora da Johnnie Walker no Brasil; From River to the bottle – Do Rio à Garrafa, com João Renato Mascarin, empresário e pesquisador de ingredientes;  Coquetéis vs Antropologia – visão de representatividade dentro do copo, com Guilherme Ferrari, bartender e youtuber do canal barraCODEX.

Além dos assuntos acima, ganharão espaço O futuro do café na coquetelaria, com a barista e bartender Mari Mesquita, da Bike Brew e o bartender e consultor Rafael Câmara, fundador da empresa Mezcla Bar Consulting & Design; e Ácidos na coquetelaria – como usar?, com a bartender e estudante de engenharia de alimentos, Bianca Andrioli, que destaca, “a acidez é um tema básico, mas ao mesmo tempo complexo. Muitos bartenders têm conhecimentos empíricos sobre isso e, com a palestra, pretendo trazer a teoria, além das possibilidades de utilização de outros insumos ácidos. Vou falar, também, sobre os ácidos utilizados na indústria de alimentos e de que forma podemos manuseá-los de forma correta. Além de algumas receitinhas, claro”.

O humor, que também tem ganhado espaço no cenário dos bares, será um dos assuntos do BCB São Paulo, nas palestras Stand Up Comedy de Bar, conduzida pelo bartender e humorista, Chris Carijó, e a humorista, Talita Hallyday e Barman Deprê – O humor como meio de conectar, com o chefe de bar Thiago Toalha, criador do personagem Barman Deprê, que conta o que o público encontrará na sua apresentação, sem revelar spoilers: “tendo como base no humor, apresentaremos as ‘sacadas’ sobre os devaneios diários de quem vive a vida de restaurantes e bares”.

Sobre a importância do evento, o profissional acrescenta que “o mercado está extremamente aquecido e sofrendo com a falta de mão de obra. Este é o momento de as pessoas entenderem também o quão grande é o cenário, de se aplicarem e acreditarem na melhoria, na valorização e num futuro melhor”.

 

Expositores

Os expositores presentes na edição 2022 do BCB São Paulo estarão apresentando seus produtos nas categorias Bebidas Destiladas, Ingredientes, Equipamentos e Utensílios para Coquetelaria e Serviços.

A 1883 Maison Routin, referência internacional na produção de xaropes, com mais de 130 anos de mercado, disponibilizará uma variedade de sabores para a composição de coquetéis alcoólicos e sem álcool.

Cachaça Wiba! apostará na versatilidade da bebida, destacando novas formas de consumir o destilado e promoverá o lançamento da Wiba 42!, novidade que resgata as tradições da cachaça artesanal, em estande que terá um ambiente futurista. “Apresentar novas ideias, novas sugestões, é combustível para a criação e formação dos profissionais”, comenta Wilson Barros, proprietário da marca.

Amázzoni Gin promoverá a atmosfera da sua destilaria no Rio de Janeiro, além de apresentar os sabores da marca em rituais de harmonização e drinkability, uma carta de coquetéis criada por Stephanie Marinkovic e, também, disponibilizará conteúdos no “Masterclass de Amázzoni”, com o bartender Léo Black.

Em estande estilizado com os seus principais símbolos, a Jack Daniel´s levará os rótulos de whisky e contará com as presenças de Gustavo Vocke, mixologista e embaixador da marca na América Latina, Ricardo Bassetto e Raul Dias, bartenders vencedores do “Tennesse Calling” – campeonato de coquetelaria da marca – em 2018 e 2019, respectivamente, que irão reproduzir os drinks campeões de cada edição: “The Volunteer” e “Patsy Cocktail”.

Importadora, a Aurora Fine Brands, de marcas como Jose Cuervo, Licor 43, Fireball, 1800 Tequila, Peachtree, Fernet Branca e Tio Pepe, e outras, disponibilizará um Guest Bartender com sete sessões, com a presença de dois bartenders apresentando coquetéis compostos pelos produtos do portfólio a cada rodada, para experimentação do público. As exibições terão transmissão ao vivo em telas dispostas pelo estande. Ainda fará parte o espaço World of Tequila, da Casa Cuervo, referência na produção da bebida; e a palestra “De coquetéis de autor a “sipping”: a nova era da Tequila”, promovida pela marca Tequila 1800.

Kalvelage Distillery, que soma mais de 20 medalhas em concursos internacionais, incluindo a de prata no San Francisco World Spirits Competition 2014 com a vodka Kalvelage, apresentará o portfólio premiado e um produto inovador: a Bag-in-Box da vodka Kalvelage Vibe cinco litros. “Rende até 100 doses, sendo que ela é mais econômica e possui grande quantidade de bebida sem precisar ocupar muito espaço”, explica Maurício Kalvelage, sócio fundador da marca.

Referência no mercado de bebidas à base de ervas, com 176 anos, a Underberg do Brasil, surpreenderá os visitantes com novos coquetéis, que terão como base o tradicional aperitivo Brasilberg.

As opções sem álcool também ganharão espaço. Com a expectativa de se aproximar do universo da coquetelaria e parceiros em todo o Brasil, a Britvic Brasil, multinacional do segmento de bebidas não alcoólicas apresenta, na BCB, seu portfólio de marcas de socialização com os mixers The London Essence Co. e Britvic Mixers e o xarope Mathieu Teisseire. No stand, os visitantes poderão conhecer um lançamento exclusivo e experimentar drinks elaborados com os produtos.

Em termos de tecnologia, a Lan up mostrará a eficiência de sua plataforma digital de contratação, gerenciamento, planejamento e cursos para profissionais de bares e restaurantes. A empresa tem atuado na capacitação, disponibilizando algumas experiências em realidade virtual, com vídeos imersivos gravados em 360º, em ambientes reais de trabalho e possibilitado aos alunos, após a conclusão e certificação digital, atrelar o documento ao cadastro no aplicativo da empresa.

Já a Weber Haus levará ao espaço os 74 anos de história, passando pelos rótulos de cachaça, gim e rum, que refletem a trajetória de sabores e receitas. Com mais de 150 premiações e certificados, suas bebidas são exportadas para países da Europa, Ásia e Estados Unidos.  “A participação no BCB é muito importante. Por mais que a destilaria tenha muitos anos de estrada, sempre estamos ligados com o que é tendência no setor da coquetelaria para conseguir oferecer aos consumidores produtos novos e diferenciados, que permitam a criação de drinks elaborados e saborosos”, conta Evandro Weber, diretor da cachaçaria.

Entre as empresas que poderão ser encontradas no evento, estão: Azura Gim, Bacco Spirit, Companhia Muller de Bebidas, Dubar Indústria Brasileira, Easy Booze, Fever Tree, Geest, Hambre Spirits, Ice4pros, Grupo Ministry Brasil, Presh – Gaseificador de Bebidas, Rémy Cointreau e Angostura, Santo Mel, IYI Destilaria, e muitas outras.

Todas levarão rótulos, alguns já conhecidos nos cardápios dos bares, e outros que estão ganhando espaço em opções de whisky, gin, rum, cachaça, vodca, licores entre outros destilados, além de ingredientes, receitas e lançamentos – que serão anunciados no evento. Serviços, acessórios, brindes e tecnologia para bares e restaurantes também estarão entre as atrações nos estandes.

A lista completa está no site https://www.barconventsaopaulo.com.br/pt-br/marcas-confirmadas.html.

 

O BCB São Paulo conta com as parcerias de Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), o projeto Glass is Good, Clube do Barman, Mixology News, Associação Brasileira de Chá (abChá), Associação Nacional de Restaurantes (ANR) Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac).

A organização recomenda o consumo consciente de bebidas alcóolicas, informa que haverá distribuição gratuita de água e sugere o uso de transporte alternativo. Haverá ônibus gratuito do metrô Barra Funda até o espaço de exposição.

O credenciamento está disponível em https://www.barconventsaopaulo.com.br/pt-br/credenciamento.html, com valores de R$ 80 para um dia e R$ 130 para os dois dias de evento. Por ser voltado aos profissionais de bares e bebidas, maiores de 18 anos, no ato de inscrição é necessário comprovar a atuação no setor.

Em caso de dúvida, há dois canais de atendimento: o e-mail atendimentovisitante@rxglobal.com e o telefone (11) 4659-0012.

 

Serviço:

BCB São Paulo – edição 2022

 

Data: 21 e 22 de Junho, das 11h às 19h.

Local: Expo Barra Funda – São Paulo/SP.

Endereço: Rua Tagipuru, 1001 – Barra Funda – São Paulo.

Credenciamento: https://www.barconventsaopaulo.com.br/pt-br.html.

Informaçõesatendimentovisitante@rxglobal.com e (11) 4659-0012.

Valores: R$ 80 (um dia) e R$ 130 (dois dias).

Maiores de 18 anos.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com