Atlantica Hospitality International apoia iniciativa contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

Desde 2005, a Atlantica Hospitality International, administradora de hospitalidade com mais de 165 empreendimentos em todo o país, apoia a Childhood Brasil no enfrentamento da exploração e do abuso sexual de crianças e adolescentes, por meio de ações que integram o Programa Na Mão Certa. Na última quarta-feira, 13, a organização não-governamental lançou sua mais nova iniciativa pioneira, aproveitando o aniversário do ECA — Estatuto da Criança e do Adolescente.
Em um evento virtual, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da Childhood Brasil, a Rainha Silvia da Suécia, fundadora da Childhood, apresentou o projeto piloto “Viagens Corporativas”, que tem como foco implementar estratégias de impacto em toda a cadeia de serviços das viagens corporativas, alinhadas com a cultura e os princípios de ESG. Na ocasião, também foi lançada a campanha “Vai Viajar? Ligue o Radar”, que alerta sobre a importância de todos estarem atentos e denunciarem caso presenciem ou suspeitem de alguma situação de exploração sexual de crianças e adolescentes.
Essa iniciativa é financiada pela Carlson Family Foundation e, além da Atlantica, conta com a parceria de mais três empresas da cadeia de viagens: CWT Brasil, Gerdau e Movida, que estão implantando as metodologias em suas estruturas internas. Na Atlantica, o projeto é mais uma ação do AJA, seu programa de ESG, que tem como um dos objetivos o cuidado com o futuro das gerações dentro dos limites da sustentabilidade e do bem social.
Flávia Buiati, Vice-presidente de Financeiro e Jurídico da Atlantica, esteve presente no evento de lançamento e comentou sobre a importância da participação da administradora em mais uma iniciativa pioneira da Childhood Brasil: “Estamos muito entusiasmados, pois podemos utilizar o espaço hoteleiro como um canal de comunicação com o viajante, levando informações relevantes sobre eventuais riscos que existem durante uma viagem, sensibilizando e orientando tanto para que não se envolvam quanto para que atuem na proteção de crianças e adolescentes por meio da denúncia. Essa é uma potência que os hotéis precisam reconhecer e fazer uso, e que reflete o propósito da Atlantica, que é ‘cuidar de cada um que confia na gente’”.
Alinhado às diretrizes globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – que entre suas metas 5.2, 8.7 e 16.2 visa erradicar todas as formas de violência, exploração sexual, abuso, tortura e tráfico contra crianças e adolescentes -, o propósito da iniciativa é ratificar o compromisso do setor privado de comunicar e promover a educação continuada dos colaboradores, fornecedores e clientes das viagens corporativas, para que todos os envolvidos na cadeia de serviços saibam como proteger e denunciar casos, assim como orientar sobre outros temas relacionados à proteção da infância.
“Reconhecemos por meio de estudos globais que as viagens realizadas a trabalho, chamadas de turismo de negócios, configuram um setor extremamente vulnerável à exploração sexual de crianças e adolescentes, e entendemos que o setor privado tem um papel fundamental de atuação na prevenção e enfrentamento dessa grave violação dos direitos humanos. Desde 2006, o Programa Na Mão Certa conseguiu identificar essa frente como mais uma oportunidade de apoiar as empresas a avançarem em suas políticas de direitos humanos e ESG”, ressalta Eva Dengler, Gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil.
Todas as ações do projeto estão sustentadas em uma visão de impacto positivo e transformação sustentável do ecossistema de viagens corporativas, permitindo que as empresas possam efetivamente tornar a proteção de crianças e adolescentes um valor inegociável para o seu negócio e contribuindo para uma sociedade em que crianças e adolescentes cresçam livres de violências e tenham seu desenvolvimento garantido.
A partir de 2023, essa nova frente de atuação ampliará as soluções oferecidas às empresas participantes do Programa Na Mão Certa e abrirá um canal de relacionamento com as empresas que atuam na cadeia de serviços de viagens corporativas.
O PROGRAMA DE ESG DA ATLANTICA

O programa Aja, responsável pelo guarda-chuva ESG da Atlantica, é sustentado por três pontos: responsabilidade com o time, com a comunidade e com o meio ambiente. O nome Aja foi escolhido por ser um chamamento à ação, um convite ao “faça você, façamos nós”, tendo como objetivo potencializar ações que já acontecem na Atlantica há muito tempo.
Na frente “meio ambiente”, estão previstas ações relacionadas à redução de resíduos e do consumo de energia nos hotéis. Já em relação ao “time”, foi criado um Comitê de Diversidade & Inclusão para garantir a igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho e uma plataforma de desenvolvimento para capacitar colaboradores.
O combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes entra como ponto focal da frente “comunidade”, uma vez que a Atlantica apoia a causa, em parceria com a Childhood Brasil, desde 2005. Nesses últimos anos, foram criados processos e protocolos que promovem o combate, mobilizam toda a equipe e estimulam doações. Assim, mais de R$ 5 milhões foram arrecadados e mais de 35 milhões de hóspedes impactados, tendo como nova meta alcançar mais meio milhão de reais até 2023.

 

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com