Tradição do Filó Italiano é destaque em roteiro turístico

O cultivo das tradições italianas é um dos destaques nos passeios da Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha. Muito se divulga da colonização, e principalmente da herança gastronômica, mas tem um costume tradicional dos imigrantes que nem sempre recebe o merecido destaque, o Filó. O roteiro “Filó Ricordi D´Itália com Maria Fumaça” foi desenvolvido para poder disseminar e valorizar a riqueza – histórica e cultural – deste povo o roteiro

legítimo filó da cultura italiana é o momento de união e compartilhamento entre famílias, vizinhos, amigos. Nela não faltam cantigas, danças e jogos típicos. O momento da reza, de fazer a ‘dressa’ – trança de palha usada para fazer chapéus e bolsas/cestas – e claro, de fazer a comida, que depois é compartilhada entre os presentes, e normalmente iluminados por velas ou lampiões. Tudo isso é contemplado no passeio oferecido sempre às sextas-feiras, pela Giordani Turismo, e que segue até o dia 26 de agosto.

O roteiro acontece durante um dia, iniciando com a visitação à vinícola que é conhecida por ser a maior do país em capacidade de produção, com degustação de vinhos, espumantes e suco de uva. O mergulho no tempo começa com o passeio de Maria Fumaça – Trem do Vinho, entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, em um vagão decorado por onde passam artistas com apresentações culturais. Em seguida a visita ao Parque Cultural Epopeia Italiana que conta, em cenários de proporções reais, a jornada do casal imigrante Lázaro e Rosa, que no final do século XIX chegou em Bento Gonçalves.

Para encerrar é chegada a hora do Filó Italiano, com farta gastronomia típica: polenta quentinha e feita na hora, molho de carne, fortaia (omelete), salame, queijo, salame frito, bolos, cucas, grostoli, bolachas e outras delícias acompanhadas de muito vinho artesanal.

“Filó Ricordi D´Itália com Maria Fumaça”

Data: até 26 de agosto de 2022 – apenas às sextas-feiras

🍇 Visitação guiada e degustação em vinícola;

🚂 Maria Fumaça e Parque Cultural Epopeia Italiana;

🍝  Filó italiano (jantar)

Valor: a partir de R$ 670,00 por pessoa

Informações e reservas:

☎️ 54 3455-2788 |www.giordaniturismo.com.br

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com