Pesquisadores apontam para pistas redondas nos aeroportos
Foto: Divulgação.[/caption] Mas a principal característica da pista circular, como destaca seus projetistas, é a possibilidade de uma aeronave sempre pousar e decolar na condição ideal com vento de frente, evitando assim o vento cruzado (crosswind), situação que exige muita perícia dos pilotos. Seja qual for sua força e direção, a Endless Runway se torna totalmente independente do vento, uma vez que as operações podem ser realizadas a partir de qualquer ponto da pista. A NLR ainda afirma que uma pista circular com diâmetro de 3 km é suficientemente grande para garantir espaço para a toda infra-estrutura aeroportuária no interior do círculo. Isso torna o aeroporto mais compacto, seja ele regional ou internacional. A pista circular acaba com os pousos com vento cruzado, que muitas vezes fazem os aviões arremeterem (NLR) Outro detalhe é a pista inclinada, o que permite o efeito de “reta infinita”. Apesar disso, os projetistas, que já testam a ideia em simuladores de voo, afirmam que as operações da Endless Runway seriam tão seguras quanto em pistas convencionais, levando em consideração o alto nível de automação das aeronaves nos procedimentos de pouso e decolagem. Fonte: Airway UOL 16/03/2017]]>





