Mastercard apresenta o Índice Mastercard de Destinos Globais (GDCI, em sua sigla em inglês). Baseada no volume e no gasto dos visitantes no ano calendário de 2016, a análise também fornece uma previsão de crescimento em 2017, uma visão das cidades destino de maior crescimento e uma compreensão mais profunda sobre os motivos das viagens. Em 2017, as cidades asiáticas e europeias continuam ocupando o topo do ranking.
Pela primeira vez desde que o estudo foi lançado, é possível ver quais são os países que mais enviam estrangeiros às cidades que fazem parte do ranking. Os latino-americanos ocupam posição de destaque quando o destino são as cidades dos Estados Unidos. Colombianos, brasileiros e argentinos estão no topo da lista de estrangeiros que mais viajam a Miami, seguidos por alemães e ingleses. Os brasileiros também se destacam como o terceiro maior grupo de visitantes de Nova Iorque. Os mexicanos, por sua vez, ocupam a quarta posição entre os turistas que mais visitam Los Angeles.
As cidades como motores de crescimento
As cidades que compõem o GDCI 2017 constituem poderosos motores de crescimento econômico para seus respectivos países e regiões, e ano após ano se percebe um aumento generalizado nos principais indicadores estatísticos que refletem sua importância.
Enquanto o PIB global cresceu 21,8% desde 2009, o gasto dos visitantes internacionais aumento 41,1% no mesmo período. Desde 2009, mais da metade das principais cidades destino reportaram um aumento no gasto similar ou maior que o crescimento do PIB.
As 10 cidades mais visitadas do mundo
Em quantidade de visitantes em 2016, o estudo revela que Bangcoc manteve a primeira posição, tendo recebido 19,4 milhões de turistas. Em seguida vêm Londres, (19,06 milhões), Paris (15,45 milhões), Dubai (14,87 milhões), Cingapura (13,11 milhões), Nova Iorque (12,70 milhões), Seul (12,39 milhões), Kuala Lumpur (11,28 milhões), Tokio (11,15 milhões) e Istambul (9,16 milhões).
O número de visitantes das 10 cidades que ocupam o topo do ranking cresceu em 2016. As previsões de crescimento contínuo em 2017 são positivas exceto para Nova Iorque, com Tóquio ocupando o topo da lista quando o assunto é crescimento esperado do número de visitantes.
Em termos de crescimento no número de visitantes, as cidades asiáticas encabeçam o ranking. Osaka (Japão) segue sendo o destino de maior crescimento, com uma taxa composta de crescimento anual de 24% desde 2009, seguida por Chengdu
(China), e Colombo (Sri Lanka). Lima é a única cidade da América Latina entre as 10 cidades de maior crescimento do ranking, na posição 9, com um crescimento composto de 15.2%.
Em relação aos gastos dos turistas, Dubai é a campeã no crescimento, seguida por Nova Iorque e Londres.
A maioria dos visitantes das cidades que ocupam as 20 primeiras posições do ranking em 2016 viajam a turismo, com exceção daqueles que se dirigem a Xangai – 54, 6% dos turistas que visitam a cidade viajam a negócios. No caso do Brasil, o cenário é um pouco distinto. Enquanto existe um equilíbrio entre os turistas que viajam a São Paulo (51.6% viajam a negócios enquanto 48,4% viajam a passeio), no caso do Rio de Janeiro, apenas 18.2% viajam a trabalho, e o restante, 81.8%, a passeio.
Em termos de tipo de consumo, a maioria dos visitantes das 20 cidades que ocupam o topo da lista gastam mais em compras do que em outros itens. Paris, Nova Iorque, Barcelona e Amsterdam são exceções. Nesses locais os turistas gastam mais com itens relacionados a gastronomia. O mesmo acontece no Brasil, com os maiores gastos dos turistas que visitam São Paulo (33,3%) e Rio de Janeiro (28,1%) dedicados à alimentação.
O panorama promissor da América Latina e Caribe
Lima é a cidade da América Latina mais bem ranqueada no quesito crescimento de visitantes, com crescimento médio de 15,29% entre 2009 e 2016. Em quantidade de total de turistas internacionais em 2016, Punta Cana lidera a lista, com 3,43 milhões de visitantes. Punta Cana também lidera a lista em termos de gastos dos turistas (US$ 3,83 bilhões), seguida por Lima (US$ 2,82 milhões).
| Top 10 destinos latino-americanos em quantidade de visitantes
– 1° Punta Cana: 3,43 milhões
– 2° Cidade do México: 3,01 milhões
– 3° Lima: 2,68 milhões
4° São Paulo: 2,25 milhões
5° Buenos Aires: 1,85 milhão
6° San José: 1,74 milhão
7° Rio de Janeiro: 1,46 milhão
8° Bogotá: 1,21 milhão
9° Montevideo: 950.000
10° Santo Domingo: 930.000 |
Top 10 destinos latino-americanos de acordo com o gasto dos visitantes
1° Punta Cana: U$S 3,83 bilhões
2° Lima: U$S 2,82 bilhões
3° Cidade do México: U$S 2,48 bilhões
4° Buenos Aires: U$S 1,8 bilhão
5°São Paulo: U$S 1,64 bilhão
6° Bogotá: U$S 1,59 bilhão
7° San José: U$S 1,16 bilhão
8° Rio de Janeiro: U$S 1,11 bilhão
9° Santo Domingo: U$S 1,04 bilhão
10° Montevideo: U$S 570 milhões |
Top 8 cidades latino-americanas de maior crescimento médio
1° Lima: 15.29%
2° Bogotá: 9,0%
3° Punta Cana: 8.8%
4° Rio de Janeiro: 7,4%
5° Cidade do México: 6,4%
6° San José: 4,6%
7° São Paulo: 3,1%
8° Buenos Aires: -0,1% |
| Top 4 destinos latino-americanos e países de origem
– 1° Punta Cana: Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Inglaterra
– 2° Cidade do México: Estados Unidos, Colômbia, Venezuela, Argentina, Espanha
3° Lima: Estados Unidos, Chile, Argentina, Colômbia, Espanha,
4° São Paulo: Argentina, Estados Unidos, Chile, Alemanha, França |
Sobre o Índice Mastercard de Destinos Globais
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Índice Mastercard de Destinos Globais (GDCI) classifica 132 cidades ao redor do mundo em termos de número de visitantes internacionais e seus gastos durante o ano. Dados públicos são usados para obter informações sobre esses visitantes estrangeiros e o dinheiro que deixam nas cidades que fazem parte do estudo. O índice e os relatórios que o acompanham não são baseados no volume de transações nem nos dados da Mastercard.]]>