Startup brasileira inova na arte de servir um chopp

A ChoppUP, startup brasileira de IoT apresentou em evento da Estrella Galicia, em São Paulo, sua nova solução que traz conceitos da Indústria 4.0 para a cadeia de bebidas. Após revolucionar o mercado cervejeiro com a chopeira que enche os copos de baixo para cima, evitando desperdícios, a empresa dá um novo passo rumo à integração de toda a cadeia de bebidas, com o Myriad, uma solução que gera insights importantes sobre consumo, resultando em ganhos de eficiência.

O Myriad é um device de IoT, instalado no ponto de venda para o monitoramento de consumo e níveis de estoque. “É o cérebro da chopeira, que informa sobre litros consumidos, qual produto está sendo utilizado em cada máquina, oferecendo dados valiosos não somente ao estabelecimento onde é feita a venda, como também aos distribuidores e produtores de bebidas. Agora, temos uma solução completa para eliminar perdas e aumentar a eficiência do envase no PDV”, explica Bruno Salman, CFO da ChoppUP.

A tecnologia desenvolvida pela empresa fez parte do TheHop, Programa de Empreendedorismo Colaborativo da Estrella Galicia, que apresentou seus resultados em um evento realizado pela cervejaria na última terça-feira (10). A ChoppUP foi uma das cinco empresas selecionadas pelo projeto que participaram um período de imersão na sede da Estrella Galicia, na Espanha, num processo que envolveu mentoria, networking e aprendizado com outras startups e com executivos europeus.

Após a fase de imersão, o piloto do Myriad foi desenvolvido no Brasil com três estabelecimentos comerciais e outros três pontos de realização de grandes eventos. Foram monitorados dados sobre vendas, litros consumidos, códigos dos barris, data de validade dos produtos, indicador de frescor, temperatura, pressão e vazão. Os resultados com as chopeiras inteligentes mostraram um aumento no rendimento do barril, de 133 para 182 copos, o que representa uma economia de 36%. Além de uma produtividade três vezes maior no horário de pico.

Bruno Salman afirma que o objetivo agora é ampliar a oferta da solução para todo o mercado. “A indústria de bebidas possui várias ineficiências. Somente no segmento de chope, as perdas com o desperdício giram em torno de 150 milhões de litros por ano e representam um custo médio de R$ 3,20 por litro de bebida. Se pensarmos no universo brasileiro de 1,2 milhão de PDVs, estamos falando de uma oportunidade gigantesca de economia para todos os players”, explica o executivo, que completa: “Não queremos ficar restritos ao chope. A solução pode ser aplicada a outras bebidas, mesmo as não alcoólicas, como os refrigerantes”.

Para apoiar seus planos de crescimento e lançamento de novos produtos, a ChoppUP concluiu recentemente mais uma rodada de investimento, a terceira de sua história, com a captação de R$ 600 mil. “O valor captado é compatível com a necessidade real de investimentos para os próximos 3 a 6 meses”, conclui o CFO da startup.

C.Turismo

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