Vale do Café recebe reflorestamento orientado pelo ITPA
O Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA), uma referência no Brasil em projetos de criação de reservas naturais, desenvolvimento sustentável e turismo natural, realiza reflorestamento na região do Vale do Café, região também conhecida como Vale do Paraíba, no sul Fluminense, sob a coordenação do ambientalista Maurício Ruiz, com mais de 23 anos de atuação na área ambiental.
A área reflorestada possui mais de dois mil e quinhentos hectares, o que corresponde a cerca de dois mil e quinhentos campos de futebol, visto que cada campo de futebol, de dimensões oficiais, tem aproximadamente um hectare de área.
O projeto prevê também o combate a incêndios florestais e a recuperação de áreas atingidas. Com a maior brigada voluntária na prevenção e combate a incêndios florestais no estado do Rio de Janeiro, o ITPA é uma das maiores do Brasil no combate direto às chamas.
Segundo Ruiz, o reflorestamento dura cerca de três a cinco anos. Esse processo possui várias etapas, técnicas e metodologias a serem empregadas de acordo com a situação do local que precisa ser recuperado, bem como com o volume de recursos disponíveis para a empreitada de recuperação da área degradada.
Na condução do processo regenerativo também é levado em consideração as espécies corretas e o espaçamento das plantas que serão adubadas e plantadas para a recuperação da floresta.
Em média, usa-se entre 45 e 60 espécies distintas, todas nativas da Mata Atlântica, com características de preenchimento e diversidade, fazendo um mix da flora nativa replantada.
Atualmente, o Instituto Terra de Preservação Ambiental conta com diversos tipos de apoio e financiamento do setor público e privado, nacional e internacional. Um bom exemplo disso são as parcerias com Escolas que a cada matrícula, uma árvore é plantada.
Há também o apoio de artistas consagrados, como o cantor Thiaguinho, que fez a compensação dos gases de efeito estufa gerados pelos seus shows, durante a sua turnê chamada Tardezinha, através do plantio de mais de 4 mil árvores.
Outras Organizações Não Governamentais (ONG’s) também ajudam, como a alemã ECOSIA, que é um mecanismo de busca (como o famoso Google) da Web online, em que a cada 43 buscas que alguém faça na INTERNET, uma árvore é plantada em algum lugar do mundo.
O ITPA também conta com o apoio de ONG americanas como a Conservation International (CI) e a The Nature Conservancy (TNC). No Brasil, o instituto tem a ajuda de entidades como a Fundação SOS Mata Atlântica, o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, entre outras.





