Jamaica tem na gastronomia um de seus pontos fortes; conheça

A Jamaica é o lugar ideal para quem gosta de boa comida. A gastronomia da ilha é composta por pratos tão requintados como diversos, sobretudo pela notável influência que a cozinha africana, chinesa, espanhola e britânica tiveram na preparação dos sabores: Um somatório de influências que definiram uma síntese incontornável para os melhores paladares .

Na revisão dos pratos mais tentadores da culinária jamaicana, vale destacar os Cho-chos (um recheio com uma mistura de coco, canela e açúcar mascavo), os bolos de mandioca, o quiabo, o popular arroz com ervilha e o aki (peixe temperado com especiarias). Tudo isso, claro, sem esquecer o requintado Café Blue Montain Jamaicano e o rum, a bebida alcoólica mais popular da ilha e que é considerada um símbolo jamaicano.

Ackee com peixe (Ackee with salt fish)

É um dos pratos mais tradicionais da cozinha jamaicana, a ponto de ser considerado o prato nacional quando é preparado com bacalhau. O tempero do peixe é feito com todos os tipos de especiarias e hoje é exportado em grandes quantidades para os Estados Unidos e Europa.

Quiabo (okra)

É um prato tradicional de toda a região do Caribe, que recebe diferentes nomes dependendo do local de origem. Assim, por exemplo, é conhecido como quingogno em Cuba, onde é cortado em pedaços, misturado com tubérculos, com carne e coberto com muito limão ou laranja azeda.

Arroz e feijão

Outro prato muito apreciado, é preparado a base de feijão vermelho e leguminosas secas, de herança escrava. Essa mistura de arroz com feijão também é bem conhecida em vários países da África Ocidental, como a Nigéria, onde é servida com carne ou peixe.

Obe

Também chamado de Run-Down, esse prato é preparado fervendo leite de coco até virar creme e, em seguida, adicionando peixe salgado ou banana em conserva. Mais tarde, e como na África com o tradicional fufu, o prato é mergulhado com o pão no molho.

Café Jamaican Blue Mountain

Considerado o café da mais alta qualidade e mais fresco do mundo, é cultivado e colhido nas encostas das maravilhosas Montanhas Azuis, cujas características orográficas e climáticas favorecem a excelente qualidade do café. Nesse sentido, o clima fresco e extremamente úmido dessas montanhas, aliado a um solo rico e com excelente drenagem, são um estado ideal para o cultivo do café.

O Jamaican Blue Montain Coffe destaca-se pelo seu sabor incomparável, baixo teor de acidez e grande maciez.

Jamaica, “The Heartbeat” é a terceira maior das ilhas do Caribe e a maior de língua inglesa. Desde o glorioso nascer do sol a cada manhã, até o sol desaparecer no mar ao pôr do sol, a Jamaica apresenta uma magnífica paleta de cores, um caleidoscópio de beleza que faz de nossa ilha a joia mais preciosa do Caribe. Oferece experiências e atividades únicas, paisagens de tirar o fôlego e um povo acolhedor. A Jamaica é a terra do ¨Tudo certo¨. Sua cultura é conhecida e amada em todo o mundo por sua vitalidade e diversidade. Todos os visitantes da ilha precisam de um documento de autorização de viagem, que deve ser solicitado em https://travelauth.visitjamaica.com no prazo de sete dias antes da data prevista para a viagem.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com