Autorizados os cruzeiros a partir de 7 de março no Brasil

O MS, Ministério da Saúde publicou, na última sexta (25), uma portaria no Diário Oficial da União autorizando a operação de navios de cruzeiros partir de 7 de março. Todos os navios de cruzeiro que operam nesta temporada na costa brasileira — MSC Seaside, Splendida e Preziosa e também os navios Costa Diadema e Fascinosa — cumprem o período de suspensão na área de fundeio do Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

Rafael Parente, ministro em exercício Saúde do Brasil assinou portaria que libera a operação de navios de cruzeiro em todo o país. O documento destaca que a decisão foi tomada levando em consideração o cenário atual da pandemia.

Mesmo assim, a autorização não é definitiva, e poderá ser revista a qualquer momento “em função dos desdobramentos do contexto epidemiológico dos navios de cruzeiro ou de alterações do cenário epidemiológico nacional e internacional”, segundo consta na portaria.

A portaria ainda estabelece regras para o cumprimento do isolamento ou da quarentena de viajantes com sintomas de Covid-19, além das obrigações das empresas de cruzeiros. Conforme a portaria, as empresas deverão garantir atendimento médico dos viajantes com suspeita ou confirmados para a doença, incluindo aqueles que precisarem de hospitalização.

Cabe saber se os navios tem tripulação completa no Brasil, se o tempo atende as funções operacionais que são bem complexas noque tange à manutenção e sortimento do almoxarifado de A&B.

Constatamos a CLIA e ainda não tivemos resposta, apenas obtivermos acrescentaremos à matéria.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com