Iberia avança na compra da Air Europa
O Grupo IAG realizou uma nova operação de ações para pagar a compra da Air Europa pela Iberia. Conforme noticiado à Comissão Nacional do Mercado de Valores da España (CNMV), a IAG-Iberia adquiriu 21,3 milhões de ações por 38,5 milhões de euros depois de ter executado 70% do seu programa de recompra.
O processo d compra começou entre 10 e 16 de maio com a contratação de 9,7 milhões. Da mesma forma, entre os dias 17 e 23 foi feito com mais 11,6 milhões. Assim, o montante total alocado já ultrapassa os referidos 38 milhões de euros, prevendo-se a sua conclusão antes de 14 de junho caso não existam contratempos.
Essa movimentação faz parte do cronograma de pagamentos estabelecido no contrato apresentado. Conforme detalhado pela holding, dos 400 milhões, 100 seriam entregues por meio de ações ordinárias, 200 assim que as autoridades de concorrência derem sinal verde à fusão e outros 100 milhões em cash.
O futuro da operação continua nas mãos de Bruxelas, que analisa se há problemas em termos de concorrência. O CEO do IAG, Luis Gallego, já adiantou que confia que “será aprovado num prazo de até um ano e meio”.
Caso não dê frutos, o lobby da aviação indicou que “as ações adquiridas no âmbito do programa poderão ser utilizadas para satisfazer a atribuição de ações a executivos e colaboradores (incluindo administradores executivos) efetuada no âmbito dos planos de incentivos baseados em ações do IAG .





