Alta temporada aumenta oportunidade de vagas eventuais na região Sul

Durante a alta temporada na região da Serra do Sul do Brasil, é comum haver uma demanda por empregos eventuais em diversos setores relacionados ao turismo e lazer. A região atrai visitantes por suas paisagens deslumbrantes, atividades ao ar livre, eventos culturais e turismo de aventura, o que impulsiona a necessidade de reforçar as equipes de trabalho temporariamente.

De acordo com um levantamento da plataforma de reservas Booking.com, divulgado em junho, Gramado, no Rio Grande do Sul, é o destino preferido dos brasileiros nas férias de julho. O levantamento considerou as buscas por reservas que vão de 1º de julho até 31 de agosto. Em destinos turísticos da região, como cidades serranas, parques naturais e estâncias termais, podem ser encontradas oportunidades de emprego temporário em hotéis, pousadas, restaurantes, bares, centros de recreação, agências de turismo e empresas de atividades ao ar livre.

A Gi Horeca, divisão especializada em serviços de contratação e gestão de mão de obra para o setor de Hospitalidade da Gi Group Holding, aposta na oferta de mão de obra extra e eventual para atender as necessidades nesta temporada. Em 2022, a empresa registrou de aumento de 100% de vagas eventuais em relação a 2021 (período de pandemia). Para 2023, a expectativa é de nova alta no número de vagas, ultrapassando 10 mil oportunidades na região Sul, sendo ao menos 400 novas vagas a cada semana só no Rio Grande do Sul, principalmente nas cidades de Porto Alegre, Campo Bom, Caxias do Sul, Gravataí, Santa Maria e Gramado. Em Santa catarina, somam 600 vagas por semana, entre as cidades de Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Itajaí e Florianópolis. E em Curitiba são também 600 vagas a cada semana, principalmente nas cidades de Curitiba, Londrina, Umuarama, Maringá, Pinhais e Cascavel.

“Os empregos eventuais durante a alta temporada podem incluir funções como atendimento ao cliente, guias turísticos, monitores de atividades, garçons, cozinheiros, camareiras, recepcionistas, vendedores, entre outros. Essas oportunidades de emprego podem ser não só para profissionais com experiência e que não estão inseridos no mercado de trabalho, como também uma opção para estudantes, jovens em busca de experiência profissional e pessoas que desejam uma renda adicional durante a temporada”, explica Sérgio Ferreira, diretor da Gi Horeca.

Para as empresas que precisam de eventuais no período, o executivo alerta sobre a importância de buscar uma consultoria especializada para a contratação e gestão da mão de obra. “É uma forma de garantir segurança jurídica. A empresa especializada na área atuará como intermediadora dos profissionais autônomos, obedecendo todos critérios e arcando com as contribuições previstas em leis, para assim garantir ao empreendimento toda segurança contra passivos trabalhistas”, reforça.

Além disso, a prestadora de serviços de contratação e gestão, em geral, oferecem capacitação para seleção de vagas eventuais. “Na Horeca, por exemplo, capacitamos periodicamente equipes do nosso banco de talentos com treinamentos comportamentais. Também trabalhamos em parceria com prefeituras, faculdades, associações e secretarias com finalidade de valorizar a mão de obra local e aumentar o nosso banco de talentos”, acrescenta.

C.Turismo

colunadeturismo@gmail.com