Disney e Reliance criam gigante do entretenimento na Índia
A Reliance Industries da Índia e a Walt Disney Company concordaram em fundir as suas empresas na Índia, criando um gigante do entretenimento de 8,5 mil milhões de dólares no país mais populoso do mundo.
O mercado de entretenimento da Índia já é um dos maiores do mundo e espera-se que a fusão abale ainda mais a indústria multimilionária.
As duas empresas assinaram “acordos definitivos vinculativos” para formar uma ‘joint venture’ que combinará os negócios da Viacom18, apoiada pela Reliance, e da Star India, da Disney.
A JV buscará liderar a transformação digital da indústria de mídia e entretenimento na Índia e oferecer aos consumidores ofertas de conteúdo abrangentes e de alta qualidade a qualquer hora e em qualquer lugar.
A combinação da experiência em mídia, tecnologia de ponta e diversas bibliotecas de conteúdo da Viacom18 e da Star India permitirá que a JV ofereça conteúdo de entretenimento nacional e global e serviços de transmissão ao vivo de esportes mais atraentes, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência de entretenimento digital inovadora e conveniente a preços acessíveis.
Com a adição dos aclamados filmes e programas da Disney às renomadas produções e ofertas esportivas da Viacom18, a JV oferecerá uma experiência de entretenimento atraente, acessível e inovadora com foco digital para pessoas na Índia e na diáspora indiana em todo o mundo.
A Reliance, um conglomerado de petróleo e telecomunicações liderado pelo magnata multimilionário Mukesh Ambani, investirá 1,4 mil milhões de dólares na nova empresa. A Disney deterá cerca de 37%.
Para a Disney, a fusão segue sua longa luta para conter o êxodo de usuários de seu negócio de streaming na Índia e a pressão financeira causada por bilhões de dólares em pagamentos de direitos de transmissão de campeonatos de críquete indiano, em outro exemplo de como as empresas estrangeiras podem ter dificuldades para crescer no país.
A fusão criará uma potência do entretenimento que terá mais de 100 canais de televisão e duas plataformas de streaming.
A ‘joint venture’ terá mais de 750 milhões de espectadores em toda a Índia.
“A Reliance tem um profundo conhecimento do mercado e do consumidor indiano e, juntos, criaremos uma das principais empresas de media do país”, disse Bob Iger, CEO da Disney.
A Reliance disse que Nita Ambani, esposa de Ambani, presidirá o conselho da entidade combinada, e o ex-executivo da Disney Uday Shankar atuará como vice-presidente.
“A JV será uma das principais plataformas de TV e streaming digital para entretenimento e conteúdo esportivo na Índia, reunindo ativos de mídia icônicos em entretenimento”, disseram as empresas em um comunicado conjunto.
Atualmente classificada em 88º lugar, a Reliance é a maior empresa do setor privado da Índia a figurar na lista Global 500 da Fortune das ‘Maiores Empresas do Mundo’ para 2023.
A empresa ocupa o 45º lugar no ranking Forbes Global 2000 das ‘Maiores Empresas Públicas do Mundo’ para 2023, o mais alto entre as empresas indianas.
A Reliance é a empresa indiana com melhor classificação e a única entre as 100 primeiras na lista ‘Melhores Empregadores do Mundo’ de 2023 da Forbes. Além disso, está entre as ‘Top Companies 2023: The 25 Best Workplaces To Grow Your Career In India’ do LinkedIn.