Pavilhões orgânicos e veganos são muito bem frequentados na Anuga Brazil 2024

Os pavilhões Atmosfera Orgânica e Vegan Experience by SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) levaram para a Anuga Select Brazil 2024 marcas que apostam na saudabilidade, na sustentabilidade e na potência da simplicidade.
Além da aposta nos consumidores finais, há também empresas que oferecem personalização de produtos para outras companhias que buscam desenvolver ou aprimorar o rol de marcas próprias, como é o caso dos supermercados.
A paraense Xingu Fruit, por exemplo, estava presente no Pavilhão Atmosfera Orgânica com seu açaí, cujo diferencial é possuir matéria-prima que sofre pouco impacto no transporte, garantindo qualidade superior.
“A nossa fábrica fica localizada em Castanhão (PA), que está a 64 km de Belém. Então, o fruto chega na fábrica uma hora após ser coletado. Isso faz com que tenhamos um produto final com todos os nutrientes e cor original, além de não precisar de conservantes”, explica Raimunda Lima, gerente comercial da Xingu Fruit. “A gente também faz o produto conforme a especificidade do cliente. Nós mesmos formulamos e eles aprovam e vendem como marca própria”.
Outra empresa que levou a força do Norte do país para os seus produtos foi a De Mendes – Chocolate da Amazônia. Com uma cadeia produtiva voltada para o cuidado com comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas, ela aposta nos sabores brasileiros para conquistar o mercado.
“Uma das nossas novidades é o chocolate feito à base de cupuaçu. Também temos produtos como o biscoito de puxuri, com castanha do Pará, e a castanha do Pará, coberta tanto por chocolate como por cupuaçu”, afirma Vincent Velde, agente de transformação da empresa. “Nossos produtos trazem os sabores da nossa floresta, com o intuito de dar dignidade para as comunidades e ajudar o planeta a ter um equilíbrio melhor”.
Para Cobi Cruz, diretor executivo da Organis, responsável pelo pavilhão, o orgânico representa uma supertendência. Ademais, está bem regulamentada, pois possui uma lei que define os produtos que podem levar essa alcunha. “Sabemos que, quem coloca o selo, vende mais”, diz.
Parece, mas não é

O Pavilhão Vegan Experience by SVB trouxe empresas para agradar públicos diversos, como o vegetariano, o flextariano e o fit. Dois expositores do espaço apostaram na memória afetiva do brasileiro para oferecer a versão vegana ou vegetariana de comidas tradicionais, como a feijoada e espetinhos de churrasco.
A Lebran Cozinha Vegana trabalha com uma linha de produtos sustentáveis com base em insumos “de verdade”. A aposta da marca é conquistar os clientes com a oferta da versão vegana de produtos tradicionais.
“Temos a kafta, kibe, filé, polpetone, salsicha e nuggets. Todos os produtos têm componentes atraentes em termos de nutrientes, sabores, texturas, odores, cores. Aqui na feira, temos a degustação de polpetone com castanha de caju”, conta Maria Pery, presidente da Lebran.
Outro expositor que aposta nas comidas típicas brasileiras para atrair a atenção do consumidor é o Açougue Vegano, marca presente em grandes eventos no Brasil, e que traz no seu portfólio estrogonofe, espetinho misto e feijoada.
“Lançamos a feijoada completa com arroz, couve e farofa, e o estrogonofe com arroz e batata palha. As embalagens são forneáveis ou para micro-ondas. São nossas apostas de varejo”, afirma Leandro Alves, diretor comercial da empresa.
Além dos expositores, a grande novidade do pavilhão é o Cooking Show, que promove demonstrações culinárias veganas ao longo de toda a Anuga, além do lançamento de campanhas.
“Estamos apresentando neste ano uma campanha de certificação do selo vegano. Damos, ainda, consultoria para levar opções veganas para os estabelecimentos. Temos mais de 4 mil produtos certificados”, conta Maysa Guimarães, coordenadora de eventos da SVB.