Porto Seguro e CVC capacitam agentes de viagens na Abav Travel 2024

Coluna de Turismo no segundo dia na Abav Travel, Campinas, Porto Seguro comandando com a CVC o dia de hoje, né Guto?

“CVC a ideia é acomodar sempre, comodar para não se acomodar, porque a competitividade, você sabe tão bem quanto eu, é grande. Os outros destinos sempre à frente, Porto Seguro bem posicionado em todos esses players, mas não podemos ficar quietos, não podemos nos acomodar e quando temos esse objetivo de não nos acomodar, temos que aproveitar todas as oportunidades. E a Aviesp, Abav Travel é uma oportunidade maravilhosa, localização fantástica, né. Esse raio aqui você pega, um pólo emissor maravilhoso que é importante pra gente no interior do São Paulo.”

Enquanto isso, Porto Seguro comemorando o aniversário, Festival Raízes, Arraial bombando, mais voos, São João na porta, caramba!

“Não para, e pra você ver a responsabilidade que temos de levar tudo isso ao agente de viagem. Você falou, uma programação maravilhosa aí. Então hoje estaremos aqui com cerca de 300 agentes de viagem, que, eu repito, é um dos principais pólos emissores do Brasil. Temos que levar pra ele e apresentar pra ele essa programação de eventos Porto Seguro, que não são todos eles que sabem que existe um festival gastronômico, que começou dia 11 e vai até o dia 27, que é o Raízes, que é todo Porto Seguro, e que inclusive tem um festim que ocorre em Caraíva e o outro em Porto Seguro. Não sabe que tem um festival exclusivo do Arraial D’Ajuda, que é a esquina do mundo, que o aniversário de Porto Seguro é comemorado em uma diversidade muito grande. Tem maratona aquática, tem meia maratona do descobrimento, você tem o próprio festival, show de pablo, show gospel, marcha pra Jesus. Então você tem uma quantidade de eventos muito grande no decorrer do ano e essa é uma grande oportunidade de estarmos apresentando para agente de viagem esses cliques de venda.”

E enquanto isso, mais voos chegando.

“A ideia de brigarmos por isso, porque é um grande gargalo, a nossa grande competitividade com as capitais é a malha aérea. Então hoje, Porto Seguro concorre com capital de Alagoas, de Pernambuco, João Pessoa, que vem crescendo muito grande. Aí você vê a Paraíba, como é que está forte. E Porto Seguro concorre, inclusive, parceiro, mas concorre com a própria capital. Então temos que estar cirúrgico nessas ações de malha aérea. E graças a Deus, Porto Seguro é um gancho de venda muito bom. A gente consegue, junto com todos os nossos preios, com as companhias aéreas, esses voos fretados, os voos dedicados, os blocos a chata. Então quando não conseguimos fazer com que a operadora faça esse fretamento aéreo, solicitamos que ela faça os bloqueios aéreos e aí trabalhar nessa parte aérea. Já que temos aí mil quilômetros de raio que dá pra poder fazer um rodoviário maravilhoso. Mas o aéreo, ele é grande e forte, inclusive, os dois voos que temos, e você acompanhou isso muito bem, da Argentina para Porto Seguro, que são dois voos da GOL que está performando de forma maravilhosa. Bons desafios agora internacionais. A ideia é partir para Chile e Portugal.”

Inclusive, está vindo uma força aí com pronto, pronto, 2, 3, 4 anos, aeroporto internacional.

“Pois é, existe esse projeto que já está no papel e está indo para o Bolsa, nos próximos dias. Eu acho que eles vão abrir um mercado ou alguma coisa assim. Eles vão abrir para a Bolsa para poder atrair investidores. E assim, para a Costa do Descobrimento, para aquela região, é de suma importância ter um aeroporto desse porte. Facilita bastante a chegada direta dos voos da Europa e a saída direta, não precisa fazer nenhum tipo de escala, nenhuma cidade mais alta do Nordeste para poder atravessar o Atlântico. Então, para nós é maravilhoso, o nosso fluxo é muito grande. O aeroporto de Porto Seguro hoje já trabalha no seu limite, tanto de malha aérea quanto a parte terminal, tanto na pista, quanto na terminal. O aeroporto desse porte é mais uma infa para a gente.”

E um momento importante para levar para quem assiste a coluna de Turismo 60+, é que Porto Seguro continua com barracas de praia, só que agora tem restaurantes de praia.

“Exatamente, agora eles gourmetizaram, agora são os beach clubs. Houve aquela campanha, inclusive em todo o Brasil, em Porto Seguro não foi diferente e Salvador também, então houve a derrubada das barracas e lá nós conseguimos não derrubar as barracas, conseguimos revitalizar. Então foi uma força tarefa entre Prefeitura, Ministério Público e FAM, onde foi feita uma proposta de planta e essa planta é pré-aprovada e depois ela é desenvolvida. E quando isso aconteceu, qualificou muito. Então hoje você tem restaurantes com ar-condicionado onde você pode fazer uma reunião, onde pode somente jantar, você tem os lounges mais tranquilos pra quem não quer ficar na praia, mas quer ficar num ambiente marítimo, ou quem quer ficar lá na praia tomando seu sol e mergulhando, ou quem quer ver um show de Gusttavo Lima. Então você tem clubes de praia lá de 0 a 100, tem umas que atendem todos esses pré-requisitos, tem outras que são menores, somente para público mais segmentado. Graças a Deus esse projeto deu muito certo e em todo o litoral de Porto Seguro, temos esses clubes de praia, que é o grande diferencial de boa parte da cidade do Nordeste.”

Quando o turista imagina Porto Seguro, litoral da Bahia, a primeira coisa que pensa é praia. Coqueirinho, areia branquinha, água morna, mas Porto Seguro está investindo também em turismo rural.

“Sol e praia sempre foi nosso carro-chefe, e não podemos desapegar desse segmento maravilhoso, mas estamos apostando em uma série de segmentações. Étnicos. Étno-turismo. Aventura. Ecoturismo, turismo de aventura. Dois parques nacionais. Temos o Parque Brasil e o Parque Monte Pascoal, inclusive um dos mais visitados do Brasil hoje. E a gente tem também o turismo rural que foi muito bem-vindo nessa gestão do prefeito Jane Natal, sobre a tutela de Paulo como secretário de turismo e vice-prefeito. Ele procurou essas alternativas, e hoje descobriumos uma agricultura familiar muito boa ali na região do Vale Verde, onde está localizado o Parque do Brasil, que você viu muito bem. Você fez essa visita lá pessoalmente, esse é o grande diferencial do seu jornalismo, você vai lá conhecer. E lá temos uma criação de búfalos desde a década de 70, onde você pode não só fazer a montaria no famoso búfalo que tem lá, o  Barão. Mas também você pode degustar dos laticínios lá oferecidos e dos cosméticos, lá tem hidratantes e tudo mais, que eles também utilizam tudo isso vendo a criação de búfalos lá. O turismo rural, pra gente, é muito forte agora, apesar de estar no início, mas é um produto muito procurado e segmentado.” Complementou Guto Jones.