Novotel anuncia parceria para proteção do oceano com o WWF

Novotel, marca fundadora da Accor, anunciou hoje o lançamento de uma parceria internacional com a WWF (World Wide Fund for Nature), que fará com que Novotel defenda a proteção e restauração do oceano por meio de ações baseadas na ciência e projetos de conservação. A WWF é líder global na construção de um futuro sustentável para as pessoas e para o planeta.

Durante um acordo de três anos, de 2024 a 2027, a WWF France fornecerá conhecimentos técnicos ao Novotel, ajudando os seus 580 hotéis em todo o mundo a ter um impacto positivo no oceano, desafiando e orientando a marca e as suas propriedades em muitos aspectos das suas operações. A parceria também fará com que Novotel patrocine vários projetos críticos de conservação dos oceanos da WWF em todo o mundo.

O equilíbrio está há muito tempo no centro da marca Novotel, tanto nos seus fundamentos empresariais como nos seus compromissos com a experiência profissional e de vida dos seus hóspedes. O foco da marca no oceano, o maior sumidouro de carbono do mundo e a maior fonte de equilíbrio planetário, que regula o clima e protege os habitats e a vida selvagem, é uma continuação deste compromisso proposital com o equilíbrio.

Novotel desenvolverá um plano de ação de três anos com base científica, enraizado em três das ações prioritárias das Nações Unidas relacionadas aos oceanos: reduzir a poluição marinha e a acidificação dos oceanos, especialmente a partir de atividades terrestres; combater a pesca excessiva e promover modelos de pesca sustentáveis; e aumentar o conhecimento científico e a investigação para a saúde dos oceanos.

Mapeado de acordo com estas prioridades, o plano de ação do Novotel terá como objetivo reequilibrar o seu impacto no planeta, determinando iniciativas de curto e longo prazo em quatro pilares que formam o Plano de Impacto Positivo do Novotel:

  1. Reduzir o impacto da pegada de plástico, água e carbono – capacitação dos hotéis Novotel para fornecer planos de ação de impacto positivo para reduzir a pressão sobre os recursos naturais, com forte foco no uso de plástico, água e energia;
  2. Fazer escolhas alimentares sustentáveis – redução de carne, peixe e desperdício nas operações de alimentos e bebidas de Novotel e maior desenvolvimento de políticas sustentáveis de frutos do mar;
  3. Melhorar a educação e a conscientização sobre os oceanos – educação dos hóspedes, das equipes dos hotéis e das comunidades locais sobre a necessidade da conservação dos oceanos e como contribuir positivamente;
  4. Contribuir com a pesquisa e a inovação – parceria com ONGs e investimento em inovação sustentável.

A parceria com a WWF ajudará Novotel a impulsionar mudanças operacionais e ações para o bem maior do oceano e a cumprir o seu Plano de Impacto Positivo.

Com um foco específico no oceano, a parceria com a WWF tem quatro objetivos principais:

  • Trabalhar em políticas sustentáveis para frutos do mar e cadeias de abastecimento para hotéis e restaurantes Novotel
  • Sensibilizar hóspedes e colaboradores sobre a importância dos oceanos do mundo
  • Defender a preservação dos oceanos para inspirar o setor e os legisladores
  • Preservar e restaurar a biodiversidade marinha apoiando cinco projetos emblemáticos da WWF em todo o mundo

A WWF está realizando extensas visitas aos hotéis Novotel para compreender as operações e práticas ao nível da propriedade, avaliar dados de aquisição e fazer recomendações. A WWF fornecerá um comitê diretor dedicado para avaliar o progresso da Novotel nos seus compromissos.

A parceria permitirá que o Novotel apoie projetos essenciais de conservação da WWF France em todo o mundo, incluindo:

  • A proteção da Posidonia, uma planta endêmica do Mediterrâneo que desempenha um papel fundamental como sumidouro de carbono – removendo carbono da atmosfera – e proporciona benefícios a 25 ecossistemas marinhos diferentes.
  • A identificação e remoção de “equipamento fantasma” – equipamentos de pesca perdidos, abandonados ou descartados – a forma mais mortal de lixo plástico marinho que afeta tartarugas marinhas e mamíferos, elasmobrânquios como tubarões, raias e arraias, e aves marinhas.
  • Apoio ao barco Blue Panda da WWF France, que navega pelo Mediterrâneo realizando trabalhos que incluem mergulhos científicos, protegendo cetáceos contra colisões com veículos marítimos e protegendo espécies ameaçadas de raias e tubarões; bem como apresentar ao público o Mediterrâneo, os seus desafios de conservação e o trabalho que está sendo realizado para a sua proteção.
  • Rastreamento e busca de tartarugas marinhas na Ásia-Pacífico, reunindo conhecimento sobre seus movimentos, desde praias de nidificação até corredores migratórios e áreas de alimentação, mapeando populações críticas e áreas de conservação. Seis das sete espécies de tartarugas marinhas permaneceram ameaçadas pela colheita, comércio ilegal, pesca comercial e pela perda de praias de nidificação.
  • Proteção das tartarugas marinhas do Atlântico Ocidental, reforçando a cooperação regional em técnicas de pesca sustentáveis e combate à pesca ilegal. O combate à pesca ilegal não declarada e não regulamentada ajudará a proteger as tartarugas-de-couro que se reproduzem nas áreas costeiras das Guianas, e as tartarugas-verdes e oliva, do Brasil à Venezuela.

Ao comentar sobre a parceria de Novotel com a WWF, Karelle Lamouche, Chief Commercial Officer, Premium, Midscale & Economy Division, Accor, disse: “Temos o prazer de anunciar que Novotel está embarcando em um novo capítulo emocionante. Novotel, marca fundadora da Accor, é uma marca poderosa, que lidera o segmento Midscale na maior parte do mundo. Hoje estamos iniciando uma nova ambição ousada, defendendo uma causa de sustentabilidade a nível global.

Novotel tem um compromisso de longa data com a inovação e o equilíbrio, e agora levamos esse compromisso mais longe, optando por ajudar a maior fonte de equilíbrio do nosso planeta – o oceano.

Para tornar esta ambição uma realidade, estamos orgulhosos de revelar uma parceria inovadora com o WWF – World Wide Fund for Nature. Juntamente com os nossos parceiros, equipes e hóspedes, Novotel liderará o caminho rumo a um futuro sustentável para os nossos oceanos, sendo pioneiro numa nova era de gestão ambiental nos nossos hotéis e impulsionando a mudança na indústria.

Há um profundo desequilíbrio na forma como o oceano é tratado. Em nível mundial, a superexploração e a poluição estão esgotando os recursos dos oceanos, enquanto apenas uma pequena fração do financiamento climático é atribuída à sua preservação. A saúde dos oceanos afeta a todos e as nossas ações coletivas têm um impacto profundo. Iremos reequilibrar a forma como nos envolvemos com ele, consumimos os seus recursos e investimos na sua proteção e restauração. Sendo uma marca principalmente baseada na terra, Novotel tem uma oportunidade única de aumentar a consciência do impacto que todos, em diferentes lugares, têm no oceano, inspirando mudanças positivas para o futuro dele.”

Yann Laurans, Diretor de Conservação da WWF France, comenta: “A WWF visa restaurar a saúde dos oceanos para o benefício das pessoas e da natureza. Os oceanos são um recurso essencial de biodiversidade que deve ser protegido. Estamos empenhados em parcerias estratégicas e inovadoras com as maiores empresas internacionais e nacionais do mundo para ajudá-las a reduzir a sua pegada ecológica de forma concreta e a dar uma contribuição positiva para o meio ambiente. Estamos confiantes de que o nosso conhecimento técnico e científico de renome mundial ajudará Novotel a impulsionar a mudança operacional para o bem maior dos seus negócios e do oceano..

A Accor, grupo controlador de Novotel, tem um histórico estabelecido no desenvolvimento de soluções e inovações sustentáveis no setor marítimo. Para citar apenas algumas, a Accor apoia o Energy Observer desde 2017 e recentemente fez parceria com a Fondation de la Mer, em 2022, para adotar o Ocean Framework, com o objetivo de avaliar o impacto das suas atividades comerciais na vida selvagem dos oceanos. O Grupo proibiu espécies de peixes ameaçadas de extinção, promoveu a pesca responsável e foi o primeiro grupo de hospitalidade a comprometer-se a eliminar progressivamente os itens de plástico descartáveis das experiências dos seus hóspedes, lutando contra a poluição dos oceanos. Estes compromissos da Accor estão alinhados e consistentes com o compromisso de contribuir para a neutralidade de carbono global até 2050 e de remover todos os plásticos descartáveis da experiência do hóspede.

Brune Poirson, Chief Sustainability Officer, Accor, afirma: “O compromisso e o investimento de Novotel na preservação dos oceanos, juntamente com a WWF, representam uma grande virada na sua história. Demonstra a determinação da marca e do Grupo Accor em agir com determinação em favor da biodiversidade e no combate às mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que inspira todo o setor. O turismo tem um grande impacto nos recursos marinhos. No entanto, também depende muito deles. A nossa responsabilidade não é apenas mitigar este impacto, mas também encontrar soluções que ajudem o setor a se adaptar às alterações climáticas e às suas consequências. A nossa ambição é, portanto, apoiar os nossos proprietários a transformar os desafios sociais e ambientais em fontes de oportunidades para os seus ativos e para as sociedades em que operam.”

Criada em 1967 na França, Novotel é a marca fundadora da Accor. Atualmente, possui mais de 580 hotéis em 65 países, com 42.000 “Heartists” do Novotel cuidando de mais de 30 milhões de hóspedes por ano.