Porto Seguro inicia temporada de avistamento de Baleias

Porto Seguro inicia mais uma temporada de avistamento de baleias jubarte, entre julho a novembro, uma oportunidade para mergulhar no turismo de natureza.

As baleias jubarte, conhecidas por suas acrobacias e cantos melódicos, migram anualmente das águas geladas da Antártica para a costa brasileira para se reproduzirem e cuidarem de seus filhotes. Durante a temporada, é possível avistar esses gigantes dos mares exibindo saltos espetaculares, batidas de cauda e outras manifestações comportamentais que encantam os observadores.

Porto Seguro conta com duas operadoras de turismo que oferecem passeios de avistamento de baleias. Estes passeios podem se estender a mais de 20 km da costa. Recomenda-se que os turistas tenham uma boa noite de sono, evitem álcool na véspera e, para aqueles propensos a enjoos, façam uso de medicação preventiva.

Em 2023, cerca de 5.300 turistas participaram dos passeios de avistamento no município de Porto Seguro. Para 2024, a expectativa é que esse número aumente, impulsionado pela crescente conscientização e interesse pelo turismo sustentável. Estima-se que 35 mil baleias jubarte visitem a costa brasileira este ano.

O turismo de avistamento de baleias é um nicho crescente, valorizado não apenas pelo seu apelo natural, mas também pela sua contribuição para a conservação das espécies. O projeto Baleia Jubarte têm trabalhado para promover o turismo sustentável, educar o público e garantir que as práticas de observação respeitem o comportamento natural dos animais. Este projeto realiza pesquisas bienais e monitoramento aéreo, estimula a capacitação de operadores turísticos e a adesão às normas rígidas de avistamento, como manter uma distância mínima de 100 metros e limitar o tempo de interação a 30 minutos.